segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A RECREAÇÃO



A recreação e seus objetivos no âmbito escolar


"A educação é de suma importância nos primeiros anos de escolaridade. É neste período que a criança forma hábitos, atitudes, valores e esquemas de raciocínio que vão traçar as linhas de sua personalidade. Suas formas de defesa, de adaptação, ajustamento, linguagem e reação frente às dificuldades que se estabelecem é que se fixam padrões de comportamento próprios a cada indivíduo.
  À escola cabe, como instituição responsável pela educação formal, cumprir a função social de possibilitar ao aluno o exercício das relações humanas que não estão ao alcance, pois é no exercício dessas relações que a aprendizagem se realiza.
  Tudo o que for trabalhado com a criança deverá ser realizado de maneira clara e prática, onde o aluno conseguirá assimilar os conhecimentos repassados a ele com objetividade. Pois, para as crianças, ao ingressarem na escola, o conhecimento é um conceito abstrato, então este deve ser construído pelo próprio indivíduo, através do crescimento, construção e acomodação de seus esquemas de raciocínio, resultantes de experiências de sua mente, quando em tentativa de resolver desafios.
No que diz a respeito em relação à recreação no âmbito escolar, Waichman (1997) afirma: “A recreação manifesta-se em instituições, num modelo organizativo [...] que implicam a formulação de objetivos educativos e uma determinada continuidade temporal, tem como critério fundamental de trabalho a busca do desenvolvimento da participação efetiva, consciente e comprometida, mediante organizações autogestoras (autocondicionamento). A recreação utiliza-se do “tempo liberado de” e conduz a geração do “tempo livre para”, pretendendo conceber aprendizagens para não apenas consumir o tempo livre, mas fazer uso positivo e criativo desse tempo.( Waichman,1997, p. 130/131)"

(Prof. Esp. Érica Monteiro)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011





A ponta multicor
para colorir de fantasias,
as coisas do  seu mundo.
Perfeitamente apontada,
 aponta para o  futuro?
Não importa,
criança feliz!
Apenas
risca e rabisca,
as coisas do seu sonho,
cria e recria 
os sonhos e  as fantasias.
(para Carla Fernanda)
Carlos Rosa

Distúrbios na Escola



DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM, FALA E PSICOMOTOR
DISLEXIA - É uma síndrome caracterizada por um severo distúrbio de aprendizagem queatua diretamente na escrita e na leitura acompanhada, ocasionalmente de distúrbios psicomotores, intelectivos, emocionais, que levam a criança a um baixo rendimento escolar. Tais comprometimentos ocorrem por conta de uma disfunção cerebral mínima.
DISORTOGRAFIA - É um transtorno da escrita caracterizado pelo uso incorreto dos grafemas da língua e da manutenção da individualidade das palavras.
DISGRAFIA - É um distúrbio que se apresenta por dificuldades no controle de movimentos para a escrita. Classificamos disgrafia dentro de distúrbio psicomotor, por sercoordenação de um sistema de movimentos que determinam, comandam e dominam os atos motores, incluindo a escrita.
- algumas causas:
- distúrbios psicomotores;
- dominância manual contrariada;
- problemas emocionais;
- portadores de disfunção cerebral mínima;
- falhas de ordem pedagógica, caracterizadas pelo desconhecimento do movimento da letra;
- falhas na estruturação do esquema corporal.
DISLALIA – É um transtorno da articulação caracterizado por trocas, omissões, distorções, acréscimos e inversões de fonemas. Estas alterações têm caráter contínuo e sistematizado, produzindo-se todas as vezes em que o indivíduo pronuncia o fonema alterado.
DISFEMIA - é o termo pelo qual designamos as interrupções que se processam na fala. É causada pelas dificuldades do indivíduo em coordenar o pensamento com os meios para traduzi-lo.
DISASTRIA – É a alteração da fala devido a transtorno do tônus e do movimento dos músculos da formação, respiração, articulação ressonância , em conseqüência de lesões de zonas do sistema nervoso responsável pelo comando destes mecanismos.
( Fonte: Distúrbios Fonoaudiológicos no Pré-escolar, Carlos Mattos e Regina Barbalho Drummond).