terça-feira, 21 de agosto de 2012






Educação e consciência corporal.

O processo educacional é amplo e diversificado, devemos pensar o homem como um universo pronto para ser formado e explorado em todo seu potencial cognitivo, afetivo e psicomotor. O ser humano não deve ser educado simplesmente pensando-se em cumprir metas prioritárias e estatísticas estabelecidas por tecnocratas dos governos.

A educação no Brasil passa por uma crise preocupante, profunda e de difícil solução. Devemos começar a combatê-la a partir da família, onde na verdade começa todo o processo educacional, o primeiro passo é dado pela educação familiar. Os pais precisam tomar consciência e priorizar a educação dos filhos e posteriormente cobrar ,a quem de direito, a qualidade da educação oferecida, principalmente pelo poder público.

Precisamos, com urgência rever os conceitos, os métodos e as técnicas educacionais aplicadas no Brasil, e adaptá-las a realidade da nossa escola atual. O aluno de hoje tem interesses e aspirações que devem ser analisadas na momento de estabelecermos prioridades para o investimentos em projetos educacionais. Tais projetos não devem ser implantados de cima para baixo, assim, acabam se transformando em perda de tempo de dinheiro. A sociedade tem que ser ouvida e opinar.

A educação é antes de mais nada o corpo presente de cada elemento participante do processo educacional, O aluno, o professor, a família e todos os elementos ligados a escola, que devem ser respeitados e ouvidos no momento de se realizarem a mudanças e estabelecerem prioridades para a busca da “educação de qualidade”. A educação só será valorizada quando todos tomarem consciência de sua importância para o crescimento do indivíduo de forma integral, ou seja, o aluno deve ser educado de corpo inteiro. A prioridade é a busca do homem completo, pleno, consciente e participativo, educado em toda a suas potencialidades cognitiva, afetiva e psicomotora.


CARLOS ROSA


AULINHAS DE PSICOMOTRICIDADE, PARA ASSISTIR E COMENTAR.