sábado, 31 de maio de 2008

O EQUILÍBRIO PSICOMOTOR


Equilíbrio Psicomotor

O equilíbrio reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base.

O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação. Quando um corpo está em movimento retilíneo uniforme diz-se que está em equilíbrio dinâmico

O equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.

Para que isto aconteça é necessário que os sistemas nervoso e locomotor estejam em pleno funcionamento, e trabalhando em conjunto, afim de minimizar ao máximo o gasto energético.

Equilíbrio estático é uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras. Esta capacidade é posta em causa nos doentes que têm alguma patologia relacionada com os elementos do corpo que mantêm a postura.

É o cerebelo que ajusta permanentemente o tônus postural em combinação com o desenvolvimento do ato motor. Ele fixa estas reações sob forma de automatismos posturais inconscientes, tradução das experiências vividas individualmente. Estas atitudes de referência estabilizadas, verdadeiros esquemas posturais inconscientes, são no entanto constantemente adaptadas às condições atuais de desenvolvimento da ação, graças à atuação das reações de equilibração. O desempenho normal da função de equilibração pode ser perturbado por causas psicológicas. Todo medo ocasiona reações de enrijecimento que comprometem as reações reflexas de equilibração. Manutenção do corpo em uma mesma posição durante um tempo determinado. Pode ser estático ou dinâmico. Exemplo: brinquedo de estátua, marcha nos calcanhares, permanência em pé, sentado ou deitado.

Os exercícios a seguir, graças a uma atitude compreensiva e de ajuda por parte do educador, devem levar a criança a adquirir confiança e segurança, essenciais ao desempenho eficaz dos mecanismos inconscientes.

Conservando a mesma postura
Variando de postura
Sobre dois pés ou apenas um
Manter-se em equilíbrio sobre a metade de um tronco

Apoiado na parte plana
Apoiado na parte convexa

Manter-se em equilíbrio sobre tijolos superpostos

Manter-se em equilíbr
io sobre o banco sueco invertido
Manter-se em equilíbrio sobre um plano inclinado

de frente para o vazio
de costas para o vazio.

-=-=-=-=-=-=-

Com base no texto acima, faça um comentário sobre a importância do Equílibrio no desenvolvimento motor da criança.


42 comentários:

Anônimo disse...

o equilíbrio Psicomotor é fundamental no desenvolvimento infantil porque desde cedo é importante que aprendamos a controlar o corpo,fazendo com que corpo e mente trabalhem juntos numa harmonia perfeita.Os exercícios de equilíbrio aplicados a uma criança,fazem com que ela perca o medo,e se desenvolva sem sequelas ou traumas,e aprenda a confiar em si,sabendo que possui a capacidade para vencer desafios,desenvolvendo uma auto-confiança,além de capacidade de concentração.
Wivianne;nº34 3001 CN

Anônimo disse...

No desenvolvimento de uma criança,o equilíbrio é muito importante.Devemos estimular a prática desse tipo de exercício desde cedo,mesmo que como brincadeira,para que as crianças desenvolvam capacidades que talvez ficassem desconhecidas ou escondidas por medo talvez.É importante fazer das brincadeiras um poderoso método de aprendizagem.Deve ser assim com o equilíbrio.O desenvolvimento físico também está associado à prática de exercícios de equilíbrio,num pleno funcionamento entre corpo e mente,num trabalho contínuo.Mas com certeza o mais importante é fazer com que as crianças percam o medo de tentar,e mesmo que não consigam se sintam vitoriosas diante das tentativas.
Amanda;nº2 3001 CN

Anônimo disse...

Os padrões de manipulação envolvem o relacionamento do indivíduo com os objetos que estão à sua volta. Podemos dividi-los em dois tipos de ações: no primeiro, o objeto aproxima-se do corpo da pessoa, e esta deve interromper a sua trajetória. No segundo, o objeto deve ser afastado do corpo da pessoa, com o auxílio do próprio corpo ou com a utilização de outro objeto. Estão incluídos nesse grupo atividades como receber, pegar, arremessar, rebater, chutar, entre outras.
Aluna: Rosemeire nº 27 turma: 3001

Anônimo disse...

Na Educação Infantil as crianças constroem o conhecimento por meio de atividades corporais, manipulação de objetos e vivência de situações que envolvem desafios.
Estas atividades contribuem para a formação de alunos ativos, cooperativos, críticos, curiosos e que avançam na conquista de autonomia à medida que interagem com o meio.
Com alegria, liberdade, respeito e ambiente agradável, os profissionais fazem com que as crianças sintam-se felizes enquanto aprendem.

Aluna:Sandra Fátima nº28 turma:3001

Anônimo disse...

O equilíbrio é de vital importância para o desenvolvimento motor da criança porque é ele que desencadeia todos os outros movimentos, tanto em posição estática, como em posição dinânica;é também o equilíbrio que proporciona e sustenta o pleno funcionamento das habilidades motoras global, óculo-manual e fina.A criança precisa do equilíbrio para se coordenar fisicamente e mentalmente,se manter bem consigo, ser independente na prática de suas atividades em sua realização interna e para vencer seus obstáculos.O equilíbrio pode ser visto também como moderação, uma ação ou movimento em excesso pode desorganizar o desenvolvimento motor, assim como a falta de equilíbrio pode dificultar os movimentos corporais, ou seja, privar o corpo de se controlar estaticamente ou dinamicamente. O equilíbrio é a base dos movimentos, sem equilíbrio não há desenvolvimento motor.
Aluna:Priscila Vieira nº26 3001 CN

Anônimo disse...

O equilíbrio é fundamental para o desenvolvimento motor de uma criança, porque desde muito nova ela aprende a sustentar-se em qualquer posição do corpo contra a força da gravidade. Para que isso aconteça é necessário que o cérebro e o corpo trabalhem em perfeita harmonia.Eu acredito que a muitos dos problemas apresentados por crianças com má postura seja porque ela teve medo ao tentar se equilibrar sobre o seu próprio corpo e isso não foi trabalhado de forma correta, mas com os exercícios de postura o educador levará a criança a adquirir cofiança e segurança em si mesma podendo assim mudar este quadro.

Jéssica Melo Gonzaga; n°15 3001 CN

Anônimo disse...

A importância do equilíbrio motor no desenvolvimento da criança é que se ela não tiver uma certa ajuda de alguém para trabalhar os exercícios adequados, ela pode ficar com algum tipo de medo, que pode percurtir em várias sequelas lá na frente, portanto é importânte que o professor trabalhe o equilíbrio das crianças, até mesmo para tirar-lhe qualquer tipo de medo, e trabalhar tanto o equilíbrio dinâmico quanto o equilíbrio estático. Muitas vezes o medo é causado por algum probleminha psicológico o que também vai ser preciso trabalhar bem o equilíbrio dessa criança.

Valéria, n°33 - 3001-CN

Anônimo disse...

O equilíbrio psicomotor é responsável pelo desenvolvimento da criança, fazendo a mente trabalhar junto com o corpo, pois desde de cedo devemos estimular as crianças a controlarem seu corpo através de exercícios de equilíbrio e aulas praticas de auto confiança. O desenvolvimento motor que envolve o equilíbrio é o processo de mudanças no comportamento, tanto na maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades. Nos professores devemos estimular os alunos no equlibrio pscomotor passando sempre confiança.

Jessica Maria - nº 14 - 3001 - CN

Anônimo disse...

o equilíbrio psicomotor é importante em toda nossa vida ,mais é na fase da criança q vai se desenvolvendo,vai se descobrindo,pois apartir dai a criança aprende a se conhecer e a controlar seu proprio corpo havendo aportunidade de até mesmo descobrir uma dificuldade da criança a tempo de ser resolvido.
É sempre bom estimular a criança a participar de atividades e dar portunidades de descoberta para que ela não sinta medo e se sente segura.

CLAUDILENE 3001CN

Anônimo disse...

No desenvolvimento da criança, o equilibrio psicomotor é extremamente importante,quando pequenos temos dificuldade em nos equilibrar,em correr, e qualquer descuido pode-se machucar.A ajuda dos professores é tambem importante, pois a partir dessas atividades propostas e o decorrer de tempo é que adquirimos uma harmonia corporal.As brincadeira tambem ajudam muito a desenvolver um melhor equilibrio, talvez pareça sim um sim ples brincadeiramas que ajuda a criança a adquirir auto-confiança.
Natália;n°22 3001 CN

Anônimo disse...

O equilíbrio é importante na vida de qualquer criança,é ele que determina o movimento do corpo e a sustentação.A criança precisa de equilíbrio para se manter bem,para ter um extremo controle postural bem equilibrado,para se sentir segura e bem amparada.Toda criança precisa do equilíbrio pois sem ele ela não conseguiria se desenvolver.

Anônimo disse...

O equilíbrio é importante na vida de qualquer criança,é ele que determina o movimento do corpo e a sustentação.A criança precisa de equilíbrio para se manter bem,para ter um extremo controle postural bem equilibrado,para se sentir segura e bem amparada.Toda criança precisa do equilíbrio pois sem ele ela não conseguiria se desenvolver.Maiara Mcedo Pereira

Anônimo disse...

Thiara_n° 32


Equilíbrio motor no desenvolvimento da cç é que se ela não tiver um auxiliar para trabalhar os exercícios adequados, ela pode ficar com algum tipo de medo, que pode percurtir em várias sequelas lá na frente, portanto é importânte que o professor trabalhe o equilíbrio das crianças, até mesmo para tirar-lhe qualquer tipo de medo, e trabalhar tanto o equilíbrio dinâmico quanto o equilíbrio estático.

Anônimo disse...

Thiara n°32


Equilíbrio motor no desenvolvimento da criança é que se ela não tiver auxilio de um adulto preparado para trabalhar os exercícios adequados, ela pode ficar com algum tipo de medo, que pode percurtir em várias sequelas lá na frente, portanto é importânte que o professor trabalhe o equilíbrio das crianças, até mesmo para tirar-lhe qualquer tipo de medo, e trabalhar tanto o equilíbrio dinâmico quanto o equilíbrio estático.

Anônimo disse...

Thiara n°32


Equilíbrio motor no desenvolvimento da criança é que se ela não tiver auxilio de um adulto preparado para trabalhar os exercícios adequados, ela pode ficar com algum tipo de medo, que pode percurtir em várias sequelas lá na frente, portanto é importânte que o professor trabalhe o equilíbrio das crianças, até mesmo para tirar-lhe qualquer tipo de medo, e trabalhar tanto o equilíbrio dinâmico quanto o equilíbrio estático.

Anônimo disse...

Toda criança depende de estímulos para que possa se desenvolver. Assim ocorre com o equilíbrio psicomotor. Cabe aos pais e educadores criar situações que geram esses estímulos, levando a criança a adquirir confiança e segurança. Parte desse aprendizado psicomotor é a obtenção de equilíbrio, pois o ultilizamos em diversas atividades do nosso dia-a-dia.
Isabella Nº12 3001 CN

Anônimo disse...

AS CRIANÇAS DEVEM SEMPRE SER ESTIMULADA PELOS PAIS,PROFESSORES,QUE DEVEM SEMPRE CRIAR SITUÇÕES DE ESTÍMULOS PARA APRENDER A CONTROLAR O CORPO, DEVEMOS SEMPRE ESTIMULAR A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS.
O EQUILÍBRIO DEVE SERDESENVOLVIDO PARA QUE ELA CRESÇA COM DOMÍNIO DE SEU CORPO E PARA O SEU MELHOR DESENVOLVIMENTO, ALÉM DE PROPORCIONAR A CRIANÇA AUTO-CONFIANÇA E CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO

Anônimo disse...

O EQUILÍBRIO DEVE SER ESTIMULADO, ATRAVÉS DE INCENTIVO DOS PAIS,O EQUILÍBRIO PROPORCIONA A CRIANÇA AUTO-CONFIANÇA E CONCENTRAÇÃ, NÃO SÓ CONCENTRAÇÃO MOTORA COMO TAMBÉM NAS OUTRAS ÁREAS DE SUA VIDA.
A CRIANÇA ADQUIRE O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.

Anônimo disse...

o equilibrio e fundamental para qualquer crianca,equilibrioeata presente na vida de qualquer ser humano.
o equilibrio q faz com que fazemos movimentos de alongamentos e de dança, etc...
precisamos do equilibrio a todo momento,para comer, andar,etc...
O EQUILIBRIO É FUNDAMENTAL PARA QUALQUER SER HUMANO.
aluna: juscély barcelos
numero:16

Anônimo disse...

Hoje em dia poucos percebem o quanto é importante o equílibrio,não só o equilíbrio mental,afetivo mas também o equilíbrio motor.
Os humanos necessitam de equilíbrio.
Para o pleno desenvolvimento da criança o equilíbrio deve se proposto pelo educador,atrvéz de atividades corporais.
O equilíbrio deve ser trabalhado na educação,com o objetivo de :promover para a criança,além da noção de seu próprio Sistema Corporal,firmasa e segurança em seus movimentos.Desta forma a criança estará mais preparada para receber quaquer aprendizagem significativa.
Para o educador se sair bem no processo que é a aprendisagem,os domínios : afetivo,cognitivo e motor devem ester interligados com equilíbrio.

Aline Alexandre Rocha Castilho turma:3001 curso normal

Anônimo disse...

A importância do equilíbro desenvolvimento motor é extremamente fundamental,pois a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo.Para isso acontecer plenamente a criança tem q praticar alguns exercícios que são fundamentais para o seu desenvolvimento em todo,fazendo que o seu corpo e a sua mente trabalhem juntos para um mesmo fim.Com esses exercícios a criança poderá estimular o seu equilíbrio fazendo com que a criança possa correr,pular,andar,e etc,de forma correta.Estimulando a mente e corpo com um só.

Anônimo disse...

O equilibrio psicomotor é fundamental para o desenvolvimento da criança.
O mesmo deve estar sempre sendo trabalhado na escola.
O equilibrio contribui para muitos outros movimentos
Com ele passamos a ter mais auto-confiança e perdemos o medo,a criança pode se conhecer melhor.
Essa pratica de equilibrio pode ser trabalhada em forma de brincadeiras como : estátua , q concerteza vai estimular ainda mais a criança a trabalhar seu equilibrio.

Anônimo disse...

O equilibrio psicomotor é fundamental para o desenvolvimento da criança.
O mesmo deve estar sempre sendo trabalhado na escola.
O equilibrio contribui para muitos outros movimentos
Com ele passamos a ter mais auto-confiança e perdemos o medo,a criança pode se conhecer melhor.
Essa pratica de equilibrio pode ser trabalhada em forma de brincadeiras como : estátua , q concerteza vai estimular ainda mais a criança a trabalhar seu equilibrio.
ingrid almeida lopes(11-3001)

Anônimo disse...

O equilíbrio é muito importante para a criança,porque a partir de movimentos psicomotor que podemos também obserrvar o equilíbrio que a criança contém.E é também a partir de jogos e brincadeiras que podemos avaliar,como por exemplo,a criança pisar dentro do bambolê com o pé direito depois com o esquerdo,ou jogos de pic-pega dentro de uma quadra em que só podem utilizar as linhas que o professor disser(ex.:só dentro da linha de circúlo).É a partir de atividades como essas que a criança começa a ter uma certa auto-confiança e ser capaz de realizar uma atividade com mais concentração.Quando a criança é destimulada a fazer a atividade devemos sempre estar incentivando-a para que sempre haja confiança no professor e em si própria.

Anônimo disse...

O corpo fala e é muito importante no desenvolvimento da criança, sendo assim se o corpo não está em equilíbrio, parte do desenvolvimento da criança não estará satisfatório. O equilíbrio permite que a criança se concentre, se sente, se desenvolva no meio como pessoa capaz de se relacionar e desenvolver suas habilidades e sua autonomia. É importante que o educador trabalhe todas as a´reas da criança em conjunto para obter sucesso na aprendizagem.

Anônimo disse...

O equilíbrio é importante no desevolvimento motor da criança pois lhe dá segurança e confiança no desempenho dos mecanismos inconscientes, ou seja a criança aprende desde cedo como trabalhar corrretamente no desenvolvimento postural perdendo o medo de realizar qualquer atividade física.

Tamiris R. Nascimento,n°29 3001 CN

Anônimo disse...

O equilíbrio é de grande irmportância para a criança, pois faz com que ela perca o medo, além de desencadear uma postura correta na criança. Assim corpo e mente devem trabalhar juntos. Deve-se estimular a prática desse exercício desde cedo com a criança, através de atvidades lúdicas.

Anônimo disse...

O EQUILÍBRIO PSICOMOTOR É FUNDAMENTAL NA VIDA DO SER HUMANO,MAIS É NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA QUE ELA COMEÇA A SER DESENVOLVER,OBTENDO ASSIM RESULTADO PARA VERIFICAÇÃO SE O SISTEMA NERVOSO E LOCOMOTOR ESTÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO.FAZER ALGUNS EXERCÍOS LEVAM A CRIANÇA A ADQUIRIR CONFIANÇA E SEGURANÇA AJUDA A TER DOMINIO DO SEU PRÓPRIO CORPO,OBTENDO MAIOR DESEMPENHO DO MECANISMO INCONSCIENTE.
É FUNDAMENTAL QUE O EDUCADOR APRESENTE ATIVIDADES LUDICA A CRIANÇA PARA DISPERTA NELA O INTERESSE.


flaviane 09

Anônimo disse...

A criança aprende a se equilibrar desde cedo.Muitas das vezes a criança não consegue desenvolver seu equilíbrio porque foi má compreendida e acaba tendo medo de errar, mas se o profissional utilizar dos exercíios de postura a criança aprenderá ter confiança em si própria e mudará sua condição.

Priscila Fernandes n°25 Turma: 3001C.N

Anônimo disse...

O importante é trabalhar o equilíbrio desde cedo com a criança, é que ela cria confiança em si mesma. E aos poucos elavai perdendo ainsegurança e conseguindo fazer todas as suas atividades com auto-confiança e denpenho. Ex: correr, pular, realizar circuitos e etc. Mariana nº20 3001 CN

Anônimo disse...

O objetivo de trabalhar o equilíbrio com a criança pequena é fazer com que ela perca o medo e adquira auto-confiança fisicamente e mentalmente.Ecom o passar do tempo vai realizando todas as atividades diárias que precise de seu equilíbrio.
Munique nº21 3001 CN

Anônimo disse...

O equilíbrio é uma das partes importantes para o desenvolvimento da criança onde através das das atividades eles ancançam este desenvolvimento. Por isso, devemos trabalhar o equilíbrio desde as séries iniciais, porque com o tempo ela vai realizando as atividades, perdendo o medo e criando auto-confiança para realização das atividades motoras.
Patrícia nº23 3001 CN

Anônimo disse...

As atividades motoras alcançam um equilíbrio importante em cada parte do corpo. Por isso temos que trabalhar o equilíbrio desde as sérias inciais, porque com o passar do temppo as atividades vão fazendo com que a criança pegue confiança nela mesma para seguir em frente a sua realização pessoal.
Camila M. nº04 3001 CN

Anônimo disse...

o equilíbrio no desenvolvimento psicomotor da criança é de importância fundamenta. Desde cedo aprendemos controlar o corpo e mente para que trabalhem juntos.Os Exercícios que fazemos para "praticar" o equilíbrio é muito importante pra que ela perca o medo e se desenvolva como um ser humano se traumas, tendo certeza que possui capacidade para vencer os desafios que a vida lhe propõe e também desenvolve sua capacidade de concentração nas tarefas a serem realizadas.

Anônimo disse...

O equilíbrio psicomotor é muito importante para o desenvolvimento da criança, para que ela aprenda a contolar seu corpo e sua mente nas funções fundamentais do dia-a-dia.
O professor tem importância fundamental para esse desenvolvimeto, ele interfere com várias atividades que ajudará o indivíduo realizar as tarefas básicas de concentração e também trabalhará sua auto-confiança.

Anônimo disse...

O equilíbrio psicomotor para a criança é de vital, pois é ele que acompanha a criança em seu desenvolvimento. Como Piaget descreve nas faes de desenvolvimento feitas por ele, a criança sensório motor e pré-opeatória, necessitam do movimento para o seu desenvolvimento. Devemos estimular desde cedo a prática de atividades na educação infantil, com brincadeiras e jogos lúdicos, que estimulem as crianças no desenvolvimento do equilíbrio.

Herbert lopes Maurício turma: 3001CN nº10

Anônimo disse...

Crianças devem sempre ser estimulados pelos pais, professores e as pessoas ao seu redor, sobre o seu equilibrio
De modo que possam adquirir confiança e segurança, parte do aprendizado psicomotor é o equlibrio.

Aluna Juscely Barcelos nº16 turma 3001 Curso Normal

Regiana Carla da Silva 3002CN disse...

O equilíbrio psicomotor ele tem e deve ser desenvolvido na infância, para evitar que futuramente a criança passe por problemas psicomotores, pois o equilíbrio é fundamental para todos nós, pois é através dele que conseguimos nos locomover e fazer outras coisas que para nós é de suma importância. Regiane Carla da Silva/Curso Normal/Turma 3002/Número 24

france disse...

São grandes e significativas as mudanças que ocorrem durante o período da chamada fase mágica, nas principais áreas de desenvolvimento motor, intelectual,emocional, afetivo e social.
O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado e, pelo fato das mudanças mais acentuadas ocorrerem nos primeiros anos de vida, existe a tendência em se considerar o estudo do desenvolvimento motor como sendo o estudo da criança.

Os movimentos fundamentais são divididos em estágios. O equilibrio inicial: representa a primeira meta orientada da criança na tentativa de executar um padrão de movimento é a fase fundamental.

Anônimo disse...

Franceluce de Alcantara
Nº10
Turma 3002

A ludicidade é uma das formas que a criança encontra para expressar o seu primeiro contato com o equilibro psicomotor, possibilitando a ampliação do lado criativo e inovador, dando significado à sua própria existência, inventando e reinventando o meio onde vive.

Mônica 15 2002 disse...

1- Na escola o tema Folclore pode ser trabalhado em várias etapas do ensino médio e fundamental. No ensino fundamental, pela intenção formativa e de caráter de nacionalidade que imprime. No ensino médio atua como informativo enfatizando a cultura. A escola de faixa etária baixa, usa o recurso dos brinquedos cantados com gestos imitativos preparando as danças que virão; a faixa etária alta incentiva a pesquisa para maior conhecimento e desenvoltura na execução prática.

2-Linguagem, Estudos Sociais, Ciências Naturais,Educação Artística e Educação Física, são matérias que atravéns do Folclore desenvolve o gosto pela música, educa o senso de ritmo,perpetua tradições e desenvolve a literatura aproveitando temas populares.

jakedias22 disse...

queria referencias sobre o texto.
Obrigada.