segunda-feira, 25 de maio de 2009

JOGOS RECREATIVOS


A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS RECREATIVOS NA EDUCAÇÃO





JOGOS RECREATIVOS – são jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração e também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivas, motoras e de lazer.

Através dos Jogos Recreativos são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.

Na Educação infantil e no Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre outros, para constante motivação das crianças.

Os Jogos Recreativos revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição , permitindo à criança se integrar no meio em que vive.

A sua utilização na Educação é de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da criança e do jovem. Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

52 comentários:

Juliete disse...

Atrativo para as crianças e produtivo para o professor.

Gabriela disse...

Gabriela da Silva Caldas T:2001 CN

Os jogos recreativos ajudam na formação do aluno a ser interagir no ambiente, a ter coordenação motora etc... Outra coisa também e que a ajuda na aprendizagem do aluno.

Josiany Cristina disse...

Os jogos recreativos são uma forma de aprendizagem para os alunos,pois com eles as crianças pode se interagir com as brincadeiras,melhorar sua coordenação motora e è uma forma com que a criança tenha um atrativo maior.

Nome: Josiany Cristina- Nº17- Turma:2001cn

Thaís Monteiro disse...

Thaís Monteiro n° 28 Turma: 2002 CN.
Os jogos recreativos tem a principal importancia de trabalhar os movimentos do corpo humano, cordenação, até mesmo o raciocínio dá pra ser trabalhado com os jogos, a interatividade da criança com o meio, também é importantissima.

Márcia disse...

Os jogos recreativos são de grande importância ,pois ajudam a desenvolver as capacidades físicas,emocionais e desperta a aprendizagem do aluno .



Márcia Cristina nº37 Turma:2001 CN

Carollini disse...

Carollini nº03 T.CN2002.

Os jogos de recreação são de extrema importância.
Como o próprio nome diz, recrear, é o que dá prazer,algo que diverte.
Para o aluno é apenas uma simples brincadeira, mas para o professor é uma grande ferramenta pedagógica; que ajuda não só desenvolver conteúdos, mas também o aluno.

Larissa disse...

Larissa soares Nº41 T:2002
Os jogos recreativos sao muitu importantes para a formaçao dos alunos ajudando a cordenação,,e tambem pode ensinar os alunos como agir no transito e etc..
Ajudando na construçao da educação e aprendizagem dos alunos ...

Haroldo jr disse...

"são jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração e também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivas, motoras e de lazer". Os jogos tem a função mais objetiva de: despertar no aluno o interesse na forma que ele se sinta capaz de realizar suas atividades, assim desenvolvendo suas abilidades sensoriais, motoras e eticas formando um individuo na sociedade.

nome: haroldo jr nº 15 turma:2001

josiane alves n10 turma 2002 disse...

os jogos recreativos são muito importantes pois trabalha a cordenação motora da criança,e a socialização.todos os professores deverião ensinar as crianças de forma ludica.pois já está mais que comprovado que se aprende melhor brincado.

Josiane Alves disse...

Os jogos recreativos,são de muita importância para o desenvolvimento da cordenação motora da criança, envolve e estimula a criança no processo ensino aprendizagem, já está comprovado que se aprende melhor brincando.

NOME:Josian Alves N:10 T:2002 cn

DOLORES disse...

OS JOGOS É UMA BASE PARA A CRIANÇA DESENVOLVER A CONDIÇÃO MOTORA E TRABALHAR EM GRUPOS.ELES NÃO SO ESTIMULA O CORPO DA CRIANÇA PARA A AJUDA NA PRATICA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.DOLORES N04.T:2002CN.

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são importantes para trabalhar a agilidade, a movimentação e a timidez do aluno.Esse processo é importante principalmente na fase de desenvolvimento da criança.Enquanto professores precisamos está trabalhando em conjunto para desenvolver melhor esse processo de jogos recreativos nas escolas.

Thaís Magda disse...

Os jogos recreativos,tem como objetivo um papel importantíssimo, que é desenvolver na criança a codernação motora assim trabalhando com seu físico e racocínio e também despertando a aprendizagem no aluno.E ajuda também o aluno se interagir com o meio.
os jogos recreativos tem como objetivo desenvolver a formação da criança.

Raquel disse...

Raquel
Os jogos recreativos são importantes para as crianças, pois eles desenvolvem sua capacidade intelectual e motora.
Através do mesmo elas se integram no meio social e ambiental.
Com esses jogos as crianças sentem mais motivadas a aprender e se movimentam com leveza, perdem a timidez e se integram melhor na sociedade.

Raquel N° 23 Turma :2002CN

Anônimo disse...

Bárbara campos T: 2001 CN


Os jogos recreativos são muito importantes para o aprendizado das crianças porque são melhores e mais faceis de se aplicar os
conteúdos e mais faceis para elas aprenderem também

Tirza Tayá -Nº4-Turma:2002cn disse...

trabalha a coordenação motora da criança e permite com que a criança se integre ao meio em que vive

Claudiléia Batista de Paula .Nº39 -Turma:2002cn disse...

Os jogos recreativos são uma forma
de socializar bem a criança e integra-la ao meio em que vive .Além de desenvolver as funções psicomotoras .
Hoje vejo brincadeiras,jogos,cantar em roda com outros olhos. Não vejo mais como um passa tempo mas como um trabalho atrativo pedagógico de suma importâcia.

Anônimo disse...

Sara Maria Turma 2002:

Gostei muito do texto pois ajuda na coordenação motora da criança e no processo cognitivo, onde que através dos jogos a criança se torna mais participativa das aulas , com isso ele faz perguntas inteligentes.No estágio existe uma professora que simplesmente deixa os alunos no patio e eles ficam correndo pra lá e pra cá.No que isso vai ajudar a criança ? é por isso que tem criança no cb2 que nem o nome sabe escrever direito.Com os jogos recreativos faz as crianças ficarem atentas mais espertas.Gostei de participar do seu comentário. tchau!

Jéssica Barbosa disse...

Os jogos recreativos são de grande importância,pois trabalha com a coordenação motora do aluno assim o aluno tem um atrativo maior na hora da aprendizagem.

Jéssica Barbosa Nº:16 turma :2001CN

Marielen disse...

Os jogos recreativos são uma forma de socializar as crianças com seus colegas,ao mesmo tempo,ajuda fisicamnete em seu desenvolvimento não deixando de ser prazeroso.
Nome:Marielen nº22 Turma:2001cn

roseana disse...

Os jogos recreativos è uma forma de interagir o aluno com os outros e pode ajudar na sua coordenação motora.
Além de ajudar sua capacidade intelectual.
nome:Roseana n:24 2002CN

priscila cristina disse...

Priscila Cristina T:2002 C.N
os jogos recreativos é fundamebtal para trabalhar o interesse do aluno por:brincadeiras jogos e etc...
motiva os alunos a querer aprender,através de jogos e podemos propor desafios e a aula se tornará bem mais produtiva!.

Ligia Barão disse...

Os jogos recreativos desenvolve muitas habilidades. Ajuda na coordenação, noções de espaço etc.
Contribui com a socialização em atividades em grupo, a atenção que o aluno desperta etc . Gostei do texto, bem interessante...



Lígia Lopes Barão n° 13 Turma: 2002 Curso Normal

Flávia Juliana disse...

Os jogos recreativos tem o intuito de ajuda a criança tanto na forma informal e formal , ou seja na maneira de ele se expressar, de socializar e de interagir com esses tipos de métodos.
Flávia Juliana, turma:2002 c.n., n:06

Naomi Alaia disse...

Os jogos recreativos são muito importantes porque ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.

Josiane Carvalho disse...

Os jogos recreativos dão uma base para o aluno e leveza enquanto as pratica e é muito importante para sua formação pois ajuda nas sua coordenação motora e no seu desenvolvimento humano. turma : 2002 CN

Geisy Luana Cardoso disse...

Os jogos recreativos tem como função,ajudar o aluno no aprendizado,ajudar na cordenação motora e o mais importante é que da o prazer para a criança e assim ela aprende com mais facilidade,porque e muito melhor aprender se divertindo.
Aluna: Geisy Luana Cardoso,07
Turma: 2002 CN

josimar disse...

serve para o desenvonvimento motor da criança e na aprendizagem no cotidiano escolar. nome;josimar turma;2002cn numero;12

paula disse...

jogos recreativos ajuda na aprendizagem do aluno,tambem dentro de sala de aula;na convivencia com os colegas e professor,enfim no meio em que vive. nome;paula t;2002cn numero;20

Vilma Danielle disse...

Aluna:Vilma Danielle n.33 Turma.2002 CN

Os jogos recreativos tem muita importância, pois ao mesmo tempo que o aluno se diverte,ele também aprende.
Ajuda o aluno a se desenvolver, se empenhar mais,ter mais interresse e o professor tem um retorno melhor e é também para o professor uma grande ferramenta pedagógica e uma maneira diferente de se trabalhar!

Bárbara Ursulla disse...

Bárbara T: 2002 cn

Os jogos recreativos ajudam a trabalhar o corpo da criança, a mente, também ajudam a criança a se socializar e ainda ajudam a lançar conteúdo.

Paula Oliveira disse...

Os Jogos Recreativos são muito importantes para todas as crianças, pois é uma forma de interagi-las com a sociedade na qual vivem. Possibilita um melhor aprendizado, pois desenvolve todo o corpo e a coordenação motora de cada criança, assim levando as mesmas a se relacionar melhor com todos. É uma forma de ensinar as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ‘brincando’, proporcionando um melhor rendimento do conteúdo programado.

Aluna:Paula Oliveira,21 T:2002-CN

Raiana Aparecida disse...

Os Jogos Recreativos é uma das formas mais simples de ensinar um aluno,pois através de brincadeiras ele aprende muito mais e consegue atingir os objetivos do professor.
Trabalha muito o seu esquema corporal e o seu lado psicológico interagindo-se com os demais.

Aluna:Raiana Aparecida,22 T:2002-CN

Beatriz W. disse...

Os Jogos Recreativos tem como principal característica a criança e o seu processo de formação.Ensina a todas as crianças que se pode aprender brincando e possibilita a todos um melhor relacionamento.

Aluna:Beatriz W.,02 T:2002-CN

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são de grande importância para aprendizagem dos alunos. Auxiliam na socialização, coordenação motora e cognitiva.Se o professor se puser em observação os jogos recreativos também auxiliam, na percepção de dificuldades ou deficiências no aluno.

Alunas: Andreza 04 Thaynara 29
Turma: 2001 CN

Maday disse...

Os jogos recreativos dão o suporte necessário para o aluno em vários pontos vitais, percepção de tempo e espaço, coordenação motora fina, socialização, respeito a regras, etc.
Proporciona ao professor instrumentos necessários para avaliação.
Nome: Maday Cardoso 20
Turma:2001 CN

Jéssica Diniz disse...

Jéssica Diniz; 09; 2002CN

Os jogos recreativos são importantes para a formação da criança, para a coodernação motora e além disso ajuda na aprendizagem das crianças pois eles aprendem se divertindo e assim ele acabam saindo da rotina escolar e se descontraindo um pouco.

Thaynara disse...

Os jogos recreativos são de grande importância para aprendizagem dos alunos. Auxiliam na socialização, coordenação motora e cognitiva.Se o professor se puser em observação os jogos recreativos também auxiliam, na percepção de dificuldades ou deficiências no aluno.

Nome: Thaynara 29 2001 CN

Anônimo disse...

BOM OS JOGOS RECREATIVOS SÃO MUITO INTERESSANTES PARA AS CRIANÇAS, POIS AJUDA NO SEU DESENVOLVIMENTO, PARA DISTRAÍ-LAS,E AJUDA TAMBEM NO SEU DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO.

Flávia disse...

é um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento da criança, motiva e diverte.

Anônimo disse...

é um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento da criança, motiva e diverte.

Flávia 2001 CN disse...

é um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento da criança, motiva e diverte.

Anônimo disse...

BOM OS JOGOS RECREATIVOS SÃO MUITO INTERESSANTES PARA AS CRIANÇAS, POIS AJUDA NO SEU DESENVOLVIMENTO, PARA DISTRAÍ-LAS,E AJUDA TAMBEM NO SEU DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO.
CAMILA CUNHA
TURMA:2001 CURSO NORMAL...

fabiula 2001 normal disse...

Que os jogos recreativos ele ajuda no desenvolvimento da crianças e principalmente para destrailas e para ser um ser humano pensante.E atraves desses jogos a crianças tem a afinidades para o desenvolvimento.

fabiula dos santos T:2001 CN

Anônimo disse...

O texto está claro a importância dos jogos recreativos na vida do ser humano. Trazendo vários benefícios que ajudam o desenvolvimento tanto cognitivo quanto psicomotora. Pode-se trabalhar também pontos negativos que as crianças podem ter, como a timidez, baixa auto estima, e outros. Amei conhecer esse texto!
Mônica Silva - n°36 - turma: 2002

Nea pita disse...

Lucinea N°34 turma 2001

Para criança brinca é a coisa mais séria do mundo,e tão necessaria ao seu desenvolvimento quanto o alimento e o descanso.É por meio de brinca que a criança-se intermediáriaentre realidade interna e externa.
Podemos denominar jogos como várias situações,por exemplo:Uma criança que brinca com uma boneca ou um carinho, um jogo de xadrez,uma partida de futebol etc...Eles tem, como finalidade, a diversão,a inclusão.Educação,desenvolvimento da função motora e aprendizado de alguns valares.
Por essas carateristicas ele se torma um instrumento de total importância para a educação basica de uma criança.Os jogos quando são aplicado com a finalidade de acrescentar, enriquecer o desenvolvimento social e cultural de uma criança faz-se somar ao apredizado do seu dia-dia,pois o aprendizado não se faz somente dentro de uma sala de aula,é preciso utilizar outros meios para que se consiga aprimora o mesmo.É atraves da brincadeira que a criança interdiza os papéis sociais,comprendendo as relações afitivas,os valores e a dimâmica das interações,assim ela contrói sobre o mundo.
È Preciso enterder que para uma criança se interessar inicialmente pelo apredizado e necessário que haja o prazer por aquilo,ela tem que gostar do quer está fazendo para que se tenha melhores resultados e acrescente no que foi aprendido dentro de sala.

Ana Carolina Salles Monteiro n°02 Turma:2001 CN disse...

Toda criança gosta de brincar, e os jogos recreativos trazem uma grande motivação, além de vários benefícios, como o crescimento físico, a melhora da capacidade motora,a respeitar o espaço do outro e mtos outros. Ou seja é uma ferramenta importantíssima para o professor e divertida para o aluno.

Anônimo disse...

è de suma importancia,para educadores, a compreenção,e esclarecimento a respeito das aplicaçes, e da valorização dos jogos didaticos, no dia - a - a dia dos alunos. Pois, nos possibilitam, avaliar e compreender determinados aspectos e características da personalidade e evolução do aluno no decorrer do ano letivo, além disso, serve de uma ferramenta importante, para fixação do conhecimento que é transmitido em sala de aula

Àurea Cunha

Anônimo disse...

Os jogos recreativos são muito importantes pois estimulam as crianças e faz com que elas aprendam com prazer e diversão.As coisas propostas são melhor atendidas por elas pois é uma coisa muito estimulante e a criança responde com sucesso aos objetivos propostos.É muito produtivo tanto para as crianças quando para o professor.

Isabela Carvalho Lobo n°:33
T:2001CN

Juliete disse...

Desenvolve a concentração, da atenção, da psicomotricidade, ensina a cumprir regras, e fazer tarefas dentro de um certo tempo...Atrativo para as crianças e produtivo para o professor.

Juliete CN 2001

Brenda disse...

Os jogos recreativos são muito importantes na formação e no desenvolvimento das crianças, além de ajuda-las a se relacionar com o novo mundo,acrescentam na coordenação delas e muitos outros beneficios.

Brenda Rodrigues n°: 43 Turma:1002 C.N

Anônimo disse...

Oi rillery profavo ou que desenvolvimento?