domingo, 30 de maio de 2010

O Equilíbrio

O Equilíbrio


O equilíbrio

O equilíbrio corporal permite que o corpo se mantenha parado de modo estável ou em movimento de maneira harmônica e precisa. Desta maneira, nos sentimos seguros e confortáveis em relação ao nosso corpo no espaço e nos integramos fisicamente e emocionalmente ao ambiente que nos circunda.

Em linhas gerais, o equilíbrio corporal depende, do funcionamento do labirinto e de sua complexa rede de comunicação com os sistemas ocular, proprioceptivo (a sensação que temos do nosso próprio corpo) e com o sistema nervoso central.

O equilíbrio corporal do ser humano depende das informações oriundas da orelha interna (labirinto), da visão e da somatocepção, que são receptores sensoriais periféricos relacionados com a orientação espacial. As informações colhidas são processadas e organizadas no Sistema Nervoso Central (SNC), que também se encarrega de controlar e de planejar o ato motor, para que finalmente as execuções motoras como a marcha e a postura, ocorram corretamente.

Equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação. Quando um corpo está em movimento retilíneo uniforme diz-se que está em equilíbrio dinâmico

Equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do contra a força da gravidade.

Para que isto aconteça é necessário que os sistemas nervoso e locomotor esteja em pleno funcionamento, e trabalhando em conjunto, afim de minimizar ao máximo o gasto energético. O Equilíbrio estático é uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras.

Esta capacidade é posta em causa nos doentes que têm alguma patologia relacionada com os elementos do corpo que mantêm a postura.

41 comentários:

Maday disse...

alO EQUÍLIBRIO É UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTOS DAS HABILIDADES DO NOSSO CORPO POIS ELE NOS AJUDA A MANTER UMA SEGURANÇA DE TUDO AQUILO QUE FAZEMOS . ELE NOS AJUDA A TER UM MAIOR CONFORTO E ESTABILIDADE NO MEIO EM QUE VIVEMOS . O EQUÍLIBRIO DINÂMICO NOS PROPORCIONA ESTA EM MOVIMENTO MESMO SOFRENDO ALTERAÇÕES.E O EQUÍLIBRIO ESTÁTICO ELE NOS PROPORCIONA ASSUMIR QUALQUER MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO ANDAR DE BICICLETA.

ALUNA:DRIELE FERNANDES
TURMA : 3001CN

LÍGIA disse...

o equilíbrio, é de suma importância para o corpo humano. pois através dele que por meio da locomoção, não caimos constantemenete; relacimonando assim com a gravidade.

Ele nos dá segurnança para andar, correr saltar etc. E o quilíbrio funciona com ajuda dos órgãos dos sentido: tato, visão audição etc.

>>> LÍGIA 3001 CN - Nº 18

Anônimo disse...

O equilíbrio é fundamental na vida de qualquer pessoa; seja a sua facilidade ou dificuldade em equilibrar-se, afetará completamente todos os domínios do comportamento humano.
É ele que nos proporciona a capacidade de controle do corpo, seja de forma estática ou em movimento; a todo instante ele nos traz segurança.
Tanto o equilíbrio dinâmico ou estático deve ser trabalhado desde cedo com as crianças, pois no futuro, uma defasagem nessa área irá atrapalhar a sua aprendizagem e todas as outras áreas da psicomotora.
Concluindo, sem equilíbrio é como andar em uma verdadeira corda bamba.

ALUNA: CAROLLINI S.T. GRACIANI
Nº02 T.CN3002

iriis disse...

O equílibrio é muito importante para o ser o humano , pois ele permite andarmos e pararmos sem cair.O equílibrio pode ser dinâmico que é o que nos mantem em movimento , e o equílibrio estático que é o que nos sustenta contra a força da gravidade.O equílibrio tem que ser trabalhado na criança desde pequeno, assim que ele começa a enguatinhar ele já tem que ter um equílibrio.Concluindo o que seria de nos sem o nosso equílibrio.

Nome : Íris Maia nº6
Turma: 3002 Curso Normal

Jéssica disse...

Aluna: Jéssica Diniz N:06 T:3002 CN

O equílibrio é de uma importância muito grande para o ser humano, pois é através do equílibrio que conseguimos andar, correr, pular, e nos manter em pé sem cai. O equílibrio dinâmico é o que nos mantem em movimento, já o o equílibrio estático nos mantem contra a força da gravidade.

Anônimo disse...

O equílibrio estatico e dinamico se verifica no homen quando seu labirinto se encontra em perfeito estado de funcionamento se ouver qualquer problema neste sentido a pessoa fica cometida à de labirintite e perendo o equilibrio estatico o dinamico quando estamos dentro de um ônibos em movimento retilinio uniforme todemos caminhar normalmente como se estivessemos em nossa casa e se o ônibos freiar perderemos o equilibrio dinamita
Aluna: mª Fatima Braga e Abreu
Turma: 3002
Nº: 10

Anônimo disse...

Psicomotricidade é muito importante para nossas vidas pois desenvolve as habilidades do corpo e nos ajuda a ter equilíbrio e manter a segurança.

Aluna:Claudia
n°:05
Turma:2001CN

Anônimo disse...

o e quilibrio e muito importantr para a nossa vida sem ele nos não conseguimos nem nos locomover.tanto emocionalmente como psicologicamente e ate mesmo no cainhar.bjs professor angel turma 3001 aluna;angelica n°4

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

o Equilibrio contribui de maneira expressiva , e pratca movimentos em todas as etapas da vida da criança. Ela se relaciona através da ação.

Aluna:Cláudia
n°5
Turma:2001 cn
professor esse é o comentario certo o outro não consegui apagar

Jéssica disse...

O equilíbrio é alvo que devemos trabalhar na criança, pois ele é muito importante para ela na sua faze de desenvolvimento do seu corpo humano, pois através do equilíbrio é que a criança fica em pé, pula,brinca, corre, anda de bicicleta e varias outras coisas.
Trabalhar o equilíbrio em uma criança e desenvolvimento não é tão fácil pois trabalhamos com do funcionamento do labirinto e de sua complexa rede de comunicação com os sistemas ocular, proprioceptivo (a sensação que temos do nosso próprio corpo) e com o sistema nervoso central.
Há dois tipos de equilíbrio que devemos trabalhar na criança, o dinâmico e o estático que nos permite trabalhar a sustentação da criança e relação à gravidade.
Através da psicomotricidade trabalhamos o equilíbrio da criança.

aluna: jéssica justino
n°14
turma:2001

Flávia Santos /3001 cn disse...

Um dos componentes mais importantes para motricidade humana é a capacidade de controlar o próprio equilíbrio, O equilíbrio é essencial na vida do ser humano, é a base de toda coordenação dinâmica geral do corpo bem como das ações. Uma criança que não desenvolve de maneira eficaz seu equilíbrio será afetada por problemas no futuro em diversos aspectos, tornando-se um adolescente “desajeitado” e um adulto com dificuldades para executar certos movimentos.

Hilda disse...

Hilda Maria Nº12 Turma:2001CN

È muito importante trabalhar o equilíbrio nas crianças pois quando a criança está com o corpo em equilíbrio, ela está trabalhando o sistema nervoso central,que controla e planeja o motor além de ter uma complexa rede de comunicação com o sistema ocular.Assim terão uma boa relação com o corpo no espaço.

Hilda Maria Nº12 2001CN

Anônimo disse...

O equilíbrio tem grande importancia para o corpo humano, e deve ser desenvolvido primariamente na infancia.
sem o equilibrio não conseguiríamos realizar tarefas fáceis como andar, correr, saltar etc.


Aluna: Bárbara
Turma3001 cn

Anônimo disse...

O equilíbrio ele é importante tanto para nosso nos locomovermos quanto no nosso psicológico, sem ele não teriamos equilíbrio nem um. Daiane 3001 cn n°06

Anônimo disse...

Trabalhar o equilibrio nas crianças é muito importante,pois não vai ser uma coisa em vão;precisamos do equilibrio para andar,correr e saltar etc..
O equilibrio nos ajuda a ter segurança nas coisas que fazemos no dia dia.

ALUNA:Josiane Carvalho Nº:07
TURMA:3002 cn

Anônimo disse...

Trabalhar o equilibrio nas crianças é muito importante,pois não vai ser uma coisa em vão;precisamos do equilibrio para andar,correr e saltar etc..
O equilibrio nos ajuda a ter segurança nas coisas que fazemos no dia dia.

ALUNA:Josiane Carvalho Nº:07
TURMA:3002 cn

Unknown disse...

ALO.Gostei muito do blog porque fala sobre o equilibrio uma coisa muito importante pois o nosso desenvolvimento esta ligado a ele porque se nao temos equilibrio nao temos segurança entao nao temos nada.A varios tipos de equilibrio .O EQUÍLIBRIO DINÂMICO NOS PROPORCIONA ESTA EM MOVIMENTO MESMO SOFRENDO ALTERAÇÕES.E O EQUÍLIBRIO ESTÁTICO ELE NOS PROPORCIONA ASSUMIR QUALQUER MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO COMO ANDAR DE BICICLETA.
Joao Pedro da Silva Teixeira
N:15
CN2001

juliana faria disse...

O equilíbrio é importante para desenvolvermos várias atividades importantes em nosso dia a dia,é através dele que conseguimos correr,pular,andar,levantar etc.o equilíbrio também nos proporciona a fazer movimentos involuntários.

Ana Carolina disse...

O equilíbrio é muito importante para o desenvolvimento do nosso corpo, para que possamos nos sentir seguros e confortáveis no meio em que vivemos. Por isso devemos trabalhar e estimular o equilibrio desde criança.

Turma: 3001 CN

Thaís Magda disse...

É com o equílibrio que nos mantemos seguros em tudo que fazemos em pequenos gestos como correr, andar, pular e entre outras. Sem o equilibrio não porderíamos fazer a metade dos movimentos que utilizamos. O mais importante disso tudo, é desenvolver esse "equilibrio" na criança desde pequena para que lá na sua adolescência não venha ter grandes dificuldades que as atrapalharão. Pois o equilibrio nos proporciona grandes habilidades dependemos dele para fazer movimentos corporais.

Aluna: Thaís Magda
Turma: cn 3002

Anônimo disse...

O equílibrio é que nos da sustentação para conseguirmos nos desenvolver no meio em que vivemos.Seja em movimentos simples ou complexos, se o nosso equílibrio não estiver bem desenvolvido não conseguiremos realizar os movimentos desejados ou impostos e o caso do eqílibrio dinâmico e estático.
Flávia Juliana-3002 C.N.

Marie disse...

O equilibrio é fundamental para a vivencia do ser humano. E é atravez dele que temos uma estabilidade e uma capacidade de nos mantermos estáticos ou em movimento no meio em que vivemos. (equilíbrio estático e dinâmico).
Através do equilibrio Dinâmico podemos realizar atividades mais complexas como correr, andar de bicicleta, etc ...
É de suma importancia para o ser humano começar a trabalhar a questão do equilibrio desde pequeno, é por isso q em pré escolas e creches existem alguns recursos que facilitam esse processo.

ALUNA: MARIE ALMEIDA MAEDA
T:3001 CN
NUMERO:20

Sandra disse...

Sandra
o equilibrio estático quanto o dinâmico e importante para todos.
pois atravez dele que desenvolvemos as habilidades do corpo.
Sandra Mara n°21 turma:3002

Haroldo Jr. disse...

O equilibrio é estremamente indispensavel para o movimento, pois é ele que proporciona segurança e estabilidade nas demases funções exercidas como ex.: andra, correr, pular e etc.
T:3001 CN

Anônimo disse...

o equilibrio e importante para o desenvolvimento do corpo e atravez deles desenvolvemos o equilibrio dinâmico e estatico e com isso nos ajudas a proporciona as habilidades como andar de bicicletaetc...

Fabiula Santos n°08 tuma:3001

Alline disse...

O equilibrio é fundamental para o desenvolvimento do nosso corpo,através dele nos conseguimos se locomover, e entrar em uma estabilidade.
O equilibrio nos da segurança para que possamos fazer atividades .
Com o equilibrio podemos andar , pular, com segurança e manter a estabilidade de nosso corpo.
Alline Vaz

Anônimo disse...

O EQUILÍBRIO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS ELE É CAPAZ DE CONTROLAR O NOSSO CORPO PARADO OU EM MOVIMENTO, TRAZENDO ASSIM, SEGURANÇA E ESTABILIDADE.
DEVE SER TRABALHADO DESDE CEDO NA CRIANÇA PARA QUE NO FUTURO, ISSO NÃO ATRAPALHE NO SEU DESENVOLVIMENTO!


VILMA 3001CN

Anônimo disse...

O piscomotricidade é essencial para educação se tratando da apreensão de conhecimento da própria criança. Ela permite que a criança comece conhecendo seu corpo, e a partir daí, se concentre em atividades também, que envolvam o meio em que vive.
O que quero dizer é que é através da psciomotricidade que a criança começa a aprender.
Nome:João Carlos Nº: 16 T:CN 2002

Anônimo disse...

O equilibrio e muito importante para o desenvolvimento da criança, e sua habilidades corporais, pois ajudara a criança a ter segurança diante do seu corpo em movimento. Existe dois tipos de equilibrio: O Equilibrio dinâmico ajudanos a estar em pé, mesmo sofrendo alterações; e o Equilibro estático que nos proporciona a oportunidade de estarmos em pé e cosneguir fazer qualquer movimentos involuntarios ou voluntarios.

Aluna: Gabriela da Silva Caldas
Turma: 3001 CN nº 10

Anônimo disse...

O equilíbrio é de suma importância a vida do ser humano,pois lhe permite realizar diversas atividades.Como:andar de bicicleta,caminhar,correr,etc.Os fatores que estão ligados ao equilíbrio são os órgãos do sentido.

Aluna:Marielen
Turma:3001cn nº21

Roseana disse...

o equilíbrio é muito importante para o ser humano.
pois é por meio dele que nos equilibramos.

há dois tipos de quilíbrio: o dinâmico e o estático.
tanto um quanto o outro são importantes para nós.

precisamos do equilibrio para tudo: andar,correr e saltar etc.. porque sem ele, não ficaríamos de pé!


ROSEANA - 3002 CN - Nº 20.

Anônimo disse...

O Equílibrio e fundamental para a vida do ser humano, pois com ele podemos desenvolver nossas habilidades. Com ele podemos andar, pular, saltar,correr,etc.
O Equílibrio deve ser trabalhado desde cedo com as crianças, pois assim as ajuda em sua aprendizagem.
Aluna: Josiany Cristina da Luz n 08
Turma 3002 cn

Raquel disse...

Ao ficar de pé é preciso que tenha equilíbrio físico e emocional no espaço em que estiver.É importante o equilíbrio e depende que tenha ligação principalmente com o sistema nervoso central.Depende de informações dos sentidos da audição e visão onde processa as informações e se encarrega de controlar e planejar a ação motora.Para se obter postura certa.Temos dois tipos de equilíbrio: Equilíbrio dinâmico - Movimenta-se harmonicamente.Equilíbrio estático - Tem a capacidade de sustentar qualquer posição contra a força da gravidade,ou seja,faz a força contrária a sua vontade.Aluna :Raquel - 3001CN

Raquel disse...

Para ter equilíbrio corporal é preciso que o físico e o emocional estejam bem integrado no espaço em que estiver.É importante o aquilíbrio corporal e depende da ligação principalmente com o sistema nervoso central.Depende de informações dos sentidos da audiçao e visão.Onde processa as informações e se encarrega de controlar e planejar a ação motora.Para que tenha uma postura correta.Temos dois tipos de equilíbrio: Equilóbrio dinâmico - Movimenta-se harmonicamente.E o Equilíbrio estático - Tem a capacidade de sustentar qualquer posição contra a força da gravidade ou seja, força contrária.Aluna:Raquel,3001CN

Márcia disse...

O equilibrio é importante na vida do ser humano, pois é ele que nos mantém seguros para pular,salta,correr, anda de bicicleta e pricipalmente ficar de pé.A soma de todo este sistema do corpo humano como;orelha interna,labirinto, visão,sistema nervoso central é que o resulta no equilibrio.nome:márcia cristina n°19 turma:3001CN

Anônimo disse...

O equílibrio é muito importante para a vida do ser humano, pois ele é quem controla nosso corpo parado ou movimento.Assim podemos realizar vários atos motores como por exemplo andar,saltar,correr e etc.

Aluna: Jéssica Barbosa nº:14
Turma: 3001 CN

Anônimo disse...

O equilibrio é muito importante para a nossa vida, pois sem ele não poderíamos nos locomover, o equilibrio nos dá o controle no nosso corpo e por isso deve ser trabalhado inicialmente nas crianças, para que haja um bom desempenho físico e motor.

Naiara Vilela Nº 14 Turma: 3002 CN

Unknown disse...

O equilibrio é muito importante para o ser humano. é por causa dele que consequimos andar, correr, saltar, etc...
O equilibrio deve ser trabalhado na criança, pois ajudará ao longo de sua vida.
Há dois tipos que devemos trabalhar, o dinâmico é o estático, os dois são de grande importância.
Resumindo o equilibrio proporciona a capacidade de controlar o corpo
NOME: Thaynara
Nº 23
TURMA: 3001 CN

Andreza disse...

o equilibrio é muito importante para o desnvlovimento do corpo, o equilibrio estático e o dinâmico nos proporciona estar em movimento, um nos permite assumir qulaquer movimento mesmo sendo involuntário e o outro nos permite movimentar mesmo passando por alterações.
o equlibrio faz parte da nossa vida o que seriamos se não o tivessemos,
como exerceriamos nossa atividades diarias como andar,dançar, praticar esportes, etc.

ALUNA ANDREZA SILVA N° 3 3001 CN

C@uros@ disse...

Os comentários para esse texto estão encerrados.

C@urosa