domingo, 17 de junho de 2012


PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL



Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon. Difundido no Brasil desde 1983, tem seu alicerce na comunicação não-verbal, enfatiza os aspectos relacionais, psicofísicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano. É uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação. 

A Psicomotricidade Relacional destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua globalidade. Atualmente, é um diferencial na atuação profissional, tornando-se indispensável em vários segmentos, a exemplo de escolas, clínicas, empresas, centros de segurança social, dentre outros. É através do nosso corpo que mostramos nossos desejos, nossas frustrações, nossas necessidades, desde a mais tenra idade. Como nos diz André Lapierre, “A qualidade da vida é a qualidade do ser, e não do ter”. Segundo os grandes educadores, é quando vencemos nossas dificuldades que nos tornamos livres para a aprendizagem e, conseqüentemente, para a vida. Vivemos num momento social, econômico e político muito delicado, em que percebemos e sentimos muito próximos de nós a discriminação, a violência, o descaso com os valores morais e éticos, a falta de limites ou o excesso deles.

A Psicomotricidade Relacional vem ao encontro dos alunos como prevenção, levando-os a alcançar o equilíbrio no seu desenvolvimento...Por meio de trabalhos em grupo em que se privilegia a comunicação não-verbal, a Psicomotricidade Relacional na escola proporciona:
· Despertar para o desejo de aprender.
· Prevenir dificuldades de expressão motora, verbal e gráfica.
· Estimular a criatividade.
· Facilitar a integração social, elevando a capacidade da criança para enfrentar situações novas e criar estratégias positivas em suas relações.
· Estimular para o ajuste positivo da agressividade, inibição, dependência, afetividade, auto-estima, entre outros distúrbios do comportamento.
Em grandes linhas, as crianças são encaminhadas a um trabalho com a Psicomotricidade Relacional por três motivos principais:
Comportamento: excessiva agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade, etc.
Aprendizagem: queda de rendimento, dificuldade de expressão verbal ou gráfica, problemas de orientação espaço-temporal, dificuldades de assimilar novos conteúdos apesar de apresentar um desenvolvimento cognitivo normal, distúrbios de atenção, entre outros.
Socialização: dificuldade de integração no grupo, recusa em participar em atividades grupais, dificuldades de enfrentar situações novas, etc.

23 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Juliana e Leticia
nº: 12 e 15.
turma:3001 cn

A psicomotricidade relacional foi criado por um frances Ali Pierre. Tinha como objetivo fazer o aluno alcansar seu equilibrio de desenvolvimento. Na escola a psicomotricidade proporciona o aluno o desejo de aprender, estimular a criatividade, a integraçao social, fazendo com que o aluno seja capaz de resolver situações novas e que tenha a capacidade de estabelescer estategias. A psicomotricidade relacional tem três motivos para ajudar o aluno: o seu comportamento, na aprendizagem e na socialização. Concluimos que é importante nos como futuros professores trabalharmos a psicomotricidade relacional nos nossos alunos.

Anônimo disse...

A psicomotricidade relacional está ligado ao desenvolvimento global e tem o objetivo de prevenir o aluno e fazer com que ele desenvolvar o seu equilibrio. Ela também proporciona várias coisas como despertar o desejo de aprender e estimular a criatividade, assim levando à criança para enfrentar situações novas.

Nomes: Patrícia Rodrigues 24
Sara Lemes 26
Turma: 3001 CN

laís esteves e shirley disse...

Nome: Laís Esteves e Shirley
n°: 14 e 27
Turma: 3001 CN

Psicomotricidade relacional

A psicomotricidade relacional é a relação do individuo consigo mesmo e com o mundo exterior. Criado pelo françes André Lapierre essa ciência enfatiza os aspectos relacionais, psicofísicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano. É Uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua globalidade. Ele leva o individuo a alcançar o equilíbrio no seu desenvolvimento... Os motivos principais da psicomotricidade relacional: Comportamento; excessiva agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade, etc. Aprendizagem: queda de rendimento, dificuldade de expressão verbal ou gráfica, problemas de orientação espaço-temporal, etc. Socialização: dificuldade de integração no grupo, recusa em participar em atividades grupais.

Anônimo disse...

A psicomotricidade relacional é muito importante para a atualidade, pois, ela desenvolve a criança globalmete ajudando-a a controlar emoções, desenvolver o cognitivo e sua capacidade motora capaz de ajudar na aprendizagem, comportamento e principalmente na socialização. Ingrid Olympio n°10
Marlize Lane n°21
turma: CN 3001

Anônimo disse...

A psicomotricidade relacional criado por um educador francês por nome de André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon, que tem como objetivo fazer com que o aluno encontre seu equilíbrio no desenvolvimento. A psicomotricidade não bem desenvolvida atinge comportamento aprendizagem e socialização. Esse método destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua totalidade.


Alunos (a): Lídia Coelho de Oliveira; nº 16
Wallace Santana nº 30
Turma: CN3001

C@uros@ disse...

NOMES: Raquel, Ysraiane
Nº:25, 31
TURMA:3001-CN

A Psicomotricidade Relacional está ligado ao desenvolvimento do indivíduo, e tem a função de previni-lo.Refere-se a relação do individuo consigo mesmo, com o outro e com o meio. É essencial para a compreensão do ser humano.Atualmente, é diferencial na atuação do profissional, tornando-se indispensável em vários segmentos, como na escola.É através do nosso corpo que mostramos nossos desejos.Na escola desperta o desejo de aprender.

HORDILAINE GONÇALVES disse...

A psicomotricidade é uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação.

É através do nosso corpo que mostramos nossos desejos, nossas frustrações, nossas necessidades, desde a mais tenra idade.
nome:Hordilaine turma:3001cn nº08

HORDILAINE GONÇALVES disse...

A Psicomotricidade Relacional destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua globalidade.É uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação. A Psicomotricidade Relacional vem ao encontro dos alunos como prevenção, levando-os a alcançar o equilíbrio no seu desenvolvimento.
NOME: HORDILAINE TUMA:3001CN Nº08

ISABELA DA SILVA disse...

A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon.É uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação.
NOME:ISABELA TURMA:3001CN Nº11

IARA VALESCA disse...

A Psicomotricidade Relacional destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua globalidade.A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon,é uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação.
NOME:IARA VALESCA TUMA:3001CN Nº09

CRISLAINE disse...

A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon,a psicomotricidade tem seu alicerce na comunicação não-verbal, enfatiza os aspectos relacionais, psicofísicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano. É uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação.
NOME:CRISLAINE TURMA:3001CN Nº08

THAMÍRIS DINIZ disse...

A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo eminente educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry Wallon. É uma ciência que lida com o ser humano e suas variadas formas de manifestação. É uma práxis que procura dar espaço de liberdade onde a criança aparece inteira: com seu corpo, suas emoções, sua fantasia, sua inteligência em formação. A Psicomotricidade Relacional destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua globalidade.
NOME:THAMÍRIS TURMA:3001CN Nº28

crislaine disse...

o numero da chamada esta errado por isso comentei de novo.

Nome:CRISLAINE -N°:06
TURMA:CN3001

A Psicomotricidade Relacional é um método criado pelo educador francês André Lapierre, com fundamentos na teoria de Henry.A psicomotricidade desenvolve na criança o cognitivo e sua capacidade motora ajudando na aprendizagem e principalmente na socialização. Esse método destaca-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do ser humano em sua totalidade.

Anônimo disse...

A psicomotricidade relacional foi criada com o intuito de fazer com que o aluno tenha equilibrio no seu desenvolvimento , estimula a aprendizagem , criatividade , entre outros fatores.

Amanda dos Santos e Angelica g. Oliveira nº 1 e 3 turma 3001 cn

Monica Dias n°23 turma:CN3001 disse...

Envolvendo aspéctos psicofísicos, socioemocionais, cognitivos e afetivos do ser humano, a psicomotricidade relacional lida com o homem em sua totalidade.
Utilizada para o equilibrio de uma pessoa em seus aspéctos emocionais, cognitivos, espirituais e físicos, é de grande importância no relacionamento entre professor e aluno.
Um professor só consegue ser completo sabendo lidar com seu aluno, nesse momento a psicomotricidade relacional é indispensável.

´Laís Aparecida n°13 Turma:cn3001 disse...

"A qualidade da vida é a qualidade do ser, e não do ter"(Lapierre), essa frase resume a essência do texto.
Psicomotricidade relacional refere-se aos aspéctos totais do aluno, envolvendo comportamento, socialização e aprendizagem, sem esses fatores o ser humano não tem a capacidade de se desenvolver em sua totalidade.

Lídia Damázia N° 17 cn 3001 disse...

A psicomotricidade relacional desenvolve nos alunos suas capacidades de ralacionamento como a própria nomenclatura diz.
Envolvendo pontos fundamentais como: comportamento, aprendizagem e socialização, é de grande importância no meio educacional; pois, quando vencemos nossas dificuldades é que nos tornamos seres livres e não há forma melhor de ultrapassar nossos medos do que lidando com os nossos fundamentos cognitivos e afetivos.

Stfenir disse...

nome: stfenir radear
numero:32
turma: 3001 cn
A psicomotricidade relacional tinha como objetivo alcancar o desenvolvimento de equilibrio da crianca. E na escola tem como o objetivo estimular a criatividade, a integraçao social.

C@uros@ disse...

A psicomotricidade relacional é importante porque é através dos nossos movimentos corporais que muitas vezes demonstramos nossos desejos e sentimentos. Por esse motivo é importante ser trabalhado no cotidiano do aluno, desenvolvendo seu potenciais.

Alunas:Beatriz Karine 04
Laís Aparecida 13
Turma: CN3001

Ana Carla disse...

É um método que foi criado para desenvolver na criança sua relação consigo mesma, com o objeto e com as pessoas para então progredir no seu processo de aprendizagem.

Ana Carla n°:02
Brenda n°: 05
Turma: CN 3001

Luana disse...

Nome: Luana Souza n°18
Nome: Marcela Tourinho n°19
Turma: CN 3001

A psicomotricidade relacional tem por objetivo não - verbalizar, ou seja trabalhar mais a expressão corporal do aluno com jogos, danças e brincadeiras.É um método usado para ajudar os alunos em seu comportamento, em sua aprendizagem e socialização.

Anônimo disse...

Esta psicomotricidade chamada relacional foi criada por um francês chamado Ali Pierre que tem fundamentos da teoria da Wallon. Tem o objetivo de prevenir o indivíduo, também foca na relação do indivíduo dele com ele mesmo e com outras pessoas que o cercam.
Têm outros objetivos como: Fazer com que o aluno alcance equilíbrio no seu desenvolvimento.
na escola tem outros objetivos: Estimular a criatividade.
Estimular a interação social.
Suscitar o desejo de aprender no aluno.
Todos esses objetivos tem um alvo maior que é fazer com que o aluno seja capaz de resolver suas situações de conflito e capaz de estabelecer suas estratégias.
Alunas: Mirelle nº22 Thayara nº29

C@uros@ disse...

Alunas da turma 3001 normal, os comentários estão encerrados.

Carlos Rosa