terça-feira, 1 de setembro de 2009

O FOLCLORE NA ESCOLA


categorias: Educação Psicomotora



O FOLCLORE

No dia 22 de agosto de 1846, em Londres, foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thomas, a expressão, Folk-Lore, escolhendo duas velhas raízes saxônicas: Folk, que significa povo, e Lore, saber, formando assim Folklore, até que a reforma ortográfica no Brasil suprimiu a letra k, substituída no caso, pela letra C, originando a forma Folclore.

Folk - povo
Lore - ciência, sabedoria, estudo da cultura espontânea,expressão do pensar - sentir - agir - reagir dos membros de uma Sociedade.

FOLCLORE NA ESCOLA

Muitas ciências, disciplinas e artes estão intimamente ligadas ao folclore. Assim, na escola de Ensino Fundamental, por exemplo, levando em consideração o aspecto formativo, pode e deve servir como excelente meio de transmissão e conhecimentos, ao mesmo tempo um revelador da cultura do povo. O aproveitamento do folclore, nesta fase do ensino, é das mais válidas contribuições, pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime.

No ensino médio, passa o folclore a atuar no aspecto informativo, enfatizando a cultura de modo mais profundo, consequentemente levando o praticante a conclusões conscientes de que toda cultura tem dignidade e um valor especial, na medida em que a sua fecunda variedade e diversidade exercem uma influência recíproca fazendo com que todas as atividades culturais se tornem parte comum da humanidade.

No caso especial do Brasil, notamos a influência de várias culturas, como a européia, a africana, a indígena (primitiva da terra) provando claramente a verdade da afirmativa citada acima, pela aculturação resultante.

Na escola, na faixa etária mais baixa, temos o recurso dos brinquedos cantados com gestos imitativos, facilitando e preparando para as danças que virão mais tarde. Numa faixa etária mais alta antes da apresentação da dança, incentivar a pesquisa para maior conhecimento e desenvoltura na execução prática. As informações recebidas através de maiores vivências nas pesquisas de campo ou mesmo através de livros desenvolverão o gosto pela atividade em si.

ESCOLA - aproveitamento do folclore, na seleção de acordo com os vários níveis de ensino, grande valor didático, auxiliar de várias matérias.

Linguagem
Estudos Sociais
Ciências Naturais
Memória - imaginação
Educação Artística
compreensão - expressão literatura oral
Educação Física
Música e Arte

LITERATURA - escritores aproveitando temas populares , cultura erudita buscando inspiração na cultura espontânea.
Ex: Macunaíma - Mário de Andrade
ESTUDOS SOCIAS - Lendas ligadas a acontecimentos históricos
ARTES PLÁSTICAS - artistas sem ter cursado qualquer escola de arte
arte espontânea - nasce da maneira de pensar, sentir, agir e reagir da sua coletividade
pinturas - projeção ou inspiração de temas folclóricos. Ex. Portinari - Djanira
DANÇAS E FOLGUEDOS
Ainda contribui para:
- desenvolver o gosto pela música
- educar o senso de ritmo
- perpetuar tradições folclóricas

(Projeto Educação Física Escolar - SEE - Prof. Cely Teles de Meneses) - Resumido por Carlos Rosa

48 comentários:

Josiany Cristina disse...

O folclore além de mostrar para as crianças a importancia da cultura,ela passa conhecimentos culturais do povo.Assim cada criança de educação infantil tem o aproveitamento do caráter nacional.Mas também a cultura do folclore pode ser mostrado em brinquedos,danças,músicas,etc...
Sendo que a escola pode mostrar o folclore em vários níveis.
As matérias na qual o folclore pode ser mostrado é: literatura,artes,estudos socias...
Nome:Josiany Cristina nº17 turma:2001cn

luana! disse...

O FOLCLORE NA ESCOLA SERVE COMO UM EXCELENTE MEIO DE TRANSMISSAO CULTURAL QUE LIBERA A IMAGINAÇAO DA CRIANÇA FAZENDO COM QUE ELA ADQUIRA OUTROS VALORES E ENSINAMENTOS.O FOLCLORE PODE SER USADO EM VARIAS MATERIAS COMO:CIENCIAS,EDUCAÇAO ARTISTICA,ESTUDDOS SOCIAIS,LINGUAGEM...
NOME:CLAUDILEIA N.39 TURMA:2002CN

Jéssica Diniz disse...

O folclore na escola mostra para as crianças os valores da cultura, onde ajuda na sua formação cultural.
Pode ser usado em varias matérias como:História, ciências, artes e varias outras matérias.
Jéssica Diniz-09 2002 CN

Barbara disse...

Bárbara Campos nº07 T:2001-CN

Ensinar o Folclore na escola é importante porque a criança aprende sobre a cultura do lugar onde ela vive e o professor pode ensinar de maneira lúdica mostrando a música e as danças típicas
O folclore pode ser usado em várias matérias:Artes,literatura,história etc.

Anônimo disse...

Isabela Lobo nº33 T:2001 CN

O folclore mostra a criança sobre sua cultura mostra a ela o conhecimento do povo,o folclore tem muitas danças e músicas o que facilita o cognição da criança.
Pode ser usado em matérias como:educação artistica,literatura, estudos sociais etc.

Anônimo disse...

A cultura do folclore realmente é importante pois nos traz muito conhecimentos importantes e inacreditáveis.Também acho legal as escolas fazerem apresentações e trabalhos voltados ao folclore pois ele é muito importante para a cultura brasileira.
Naomi Alaia,nº 18 ,T= 2002 CN

Flavia ,13 turma 2001 disse...

Por meio do folclore podemos conhecer varias culturas e assim aprender cada vez mais .O folclore pode ser visto em varias matérias como; literatura, estudos sociais, artes...
nome:Flávia ,13 turma 2001

Josiane Carvalho disse...

A cultura na escola é importante, quando se trata de folclore alguns alunos se interessam bastante pois é na escola onde eles aprendem gostos e costumes de várias regiões. E é por meio dela que eles aprendem músicas e danças, embora saber um pouco do folclore ajuda no desenvolvimento escolar em várias matérias. Sendo que a escola pode mostrar o folclore de vários jeitos,onde eles aprendem um pouco de Geografia, Português etc.
Josiane Carvalho, nº 11, T= 2002 CN

Andreza Vieira n° 4 t: 2001 CN disse...

Sua importância está na facilidade que podemos encontrar enquanto educadores para mostrar a cultura de forma lúdica para as crianças. Durante o mês de agosto a turma que eu faço estágio teve uma seqüencia de atividades ligadas ao folclore, e achei muito interessante a forma que eles receberam as informações a empolgação e a receptividade com o conteúdo o interesse deles foi impressionante.
Este tema pode ser usado em matérias como: música, arte, E. física,linguagens entre outras.

Andreza Vieira n°4 turma: 2001 CN

Thaynara disse...

Com o folclore na escola a criança aprende um pouco de sua cultura, costumes, crenças. O aluno aprende de forma lúdica , a confeccionar brinquedos, produzir textos,trabalham com cirandas, músicas, brincadeiras, lendas.
O folclore pode ser usado nas matérias de literatura, artes, linguagem, Ed física.
NOME: Thaynara Nº 29 TURMA: 2001 CN

DRIELE FERNANDES disse...

O folclore na escola é muito importante para que a criança conheça os movimentos culturais de seu povo. o folclore faz com que a criança mostre seu conhecimento cultural através de personagens lendas de uma forma lúdica .
o folclore pode ser mostrado em varias matérias como : artes, literatura , historia ,educação física etc..
DRIELE FERNANDES 30 TURMA:2001

Mônica Miranda disse...

O Folclore é um meio antigo e tradicional, por isso devemos encaminhar as infomações para as crianças, de modo que elas possam aprender de maneira lúdica. Pois assim ela terá guardado dentro de si algo tão legal de cultura. Quando era criança, na minha escola foi passado de maneira bem divertida, onde tinha várias coisas que simbolizava o folclore, como o boi, e diversas coisas. Que época boa. As matérias podem ser: Artes, Educ. física, Estudos sociais, e etc...

Mônica Miranda disse...

O Folclore é um meio antigo e tradicional, por isso devemos encaminhar as infomações para as crianças, de modo que elas possam aprender de maneira lúdica. Pois assim ela terá guardado dentro de si algo tão legal de cultura. Quando era criança, na minha escola foi passado de maneira bem divertida, onde tinha várias coisas que simbolizava o folclore, como o boi, e diversas coisas. Que época boa. As matérias podem ser: Artes, Educ. física, Estudos sociais, e etc...
Mônica Miranda, n° 36 / Turma:2002 CN

LILI disse...

A importancia do folclore na escola esta em a criança aprender sobre as crenças e lendas. Pois o folclore envolve muitas lendas e mitos nas quais muitas crianças ouvem falar e as vezes até vivem essa situação mas não sabem de onde vem, quemas criou, ou até mesmo onde aconteceu. O folclore abrange várias matérias mais posso dizer que onde ela se encontra mais forte é em história e educação artística.
NOME: LISANDRA N°:41 TURMA: 2001cn

Juliete disse...

O folclore passa aos alunos a cultura de seu país e de seu povo, e de maneira dinâmica e divertida, com danças, brinquedos e músicas.Pode-se usar o folclore nas disciplinas.: estudos sociais, literatura, educação artística, língua portuguesa, educação física, história ...

Juliete Silveira, CN 2001 - 19

Camila Faria disse...

Muitas ciências, disciplinas e artes estão intensamente ligadas ao Folclore, e, assim, a escola primária pode e deve servir-se, como excelente meio de transmissão de conhecimentos, ao mesmo tempo em que revelador da cultura do povo. O folclore é uma ótima ferramenta em intenção formativa e caráter de nacionalidade.Pode ser visto nas matérias.: estudos sociais, história, educação física, língua portuguesa, educação artística, literatura ...

Camila Faria - 09, CN 2001

Carollini disse...

Aluna: Carollini S.T.Graciani nº03 T.CN 2002.

O folclore na escola é muito bem-vindo. É importantíssimo, porque sempre se procura alguma data comemorativa ou algum assunto para se trabalhar em cima.
E o folclore é riquíssimo; podendo ser útil em qualquer matéria.Pode ser usado no português (Linguagem, literatura), história,ciências,desenvolve a memória. A parte da dança, música junto com a educação artística. Enfim folclore é cultura e cultura nunca é demais.

Anônimo disse...

Aluna: Flávia Juliana - n°06
Turma: 2002 CN
Bom, este tema é bastante importante na formação de uma criança. Pois ajuda nas diversas áreas, como a clutural, e na formação de conhecimentos nacional, e etc. Pois se os profissionais da área de educação colocar o foco neste tema, pois a várias recursos e maneiras de aproveitar esse tema. Pois é importante desenvolver de forma lúdica, para assim ajudar a registrar isso na memória dos alunos. As matérias na qual o folclore pode ser desenvolvido, pode ser: artes, literatura, estudos sociais, português, e etc...

Vilma Danielle disse...

Aluna: Vilma Danielle, n°33
Turma: 2002 - CN
O folclore é um assunto que não pode faltar na vida de uma criança. Por isso devemos desenvolver e encaminhar esse conhecimento de maneira simbólica, onde podemos fazer trabalhos diversos e criar fantasias.Isso ajuda a registrar os fatos de forma bem legal para as crianças, onde elas possam lembrar de maneira positiva e educativa. As matérias são: literatura, estudos sociais, artes, linguagem, e etc...

Unknown disse...

O folclore na escola, tem uma importância muito significativa na vida dos alunos. Pois através deste,a transmissão de conhecimento sobre a cultura de uma determinada região é que desperta o querer saber da criança, além de reter informações sobre outros lugares e outras culturas, podendo assim ampliar seus horizontes.

As matérias que em o folclore pode ser usado é em linguagem, estudos sociais, ciências naturais, memória, educação artística, compreensão, educação físia, música e arte.


Lígia Barão - 2002 - CN - Nº 13.

[violet]Mylla Kristyan Mateus nº 16 turma: CN2002 disse...

O folclore passa para as crianças um pouco de cultura e mostra também a sua importância na vida de cada um.E também ajuda a entender a história, a geografia, entre outros.
Através da dança, de brinquedos,de músicas
podemos mostrar o folclore.

Gabriella Caldas disse...

A importância do folclore na escola que ajuda ou passa conhecimentos de alguns povos da nossa cultura.Pode também ajudar de formar interativa a formar o carater da nacinalidade que o individuo vive. As materias que o folclore pode ser usado é: literatura, artes, estudos sociais e outros a mais.

Nome: Gabriela da Silva Caldas nº 14 Turma:2001 CN

Thaís Magda disse...

Thaís Magda nº27 T.CN 2002

O folclore é muito importante na vida de um aluno, é atráves da cultura que eles adquirem maiores conhecimentos.A cultura não só ajuda adquirir conhecimento como também ajuda no desenvolvimento do aluno, atráves das danças, das músicas entre outros. Além do desenvolvimeto é sempre bom adquirir cultura para si próprio, porque sempre levamos conosco o que aprendemos e sempre passamos o que sabemos para as pessoas que nós rodeiam.Enfim é sempre bom conhecer outros valores e príncipios, outras crenças, etc.
As matérias são:(Literatura, língua portuguesa, ed. artística, atráves de desenhos.)

Anônimo disse...

Aluna: Jéssica da Cunha Gonçalves
N° 35 Turma: 2001 CN
Folclore tem uma grande importancia na escola, pois é atraves das "festas" do folclore q conseguimos passar mais coisas sebre a cultura do Brasíl, as comidas típicas de cada região, as danças...e com isso aprendemos sobre outras regiões e tambem aprendemos mais sobre nossa própria região.Pra mim esse dia tinha q ser mais comentado nas escolas...
As matérias:Artes(onde novos pintores não famosos podem mostrar suas obras),Ed. Física(capoeira), Sociologia(estuda a sociedade...á praticamente tds as matérias tem um pouco a ver com o folclore!!!

Thaís Monteiro disse...

O conhecimento do folclore é importante para a criança pois é cultural, contos, lendas etc.
E todo mundo tem noção do que é folclore desde crinça, lendas de Iara, Boto cor de rosa, saci, curupira, etc.
São muita as matérias que se pode expor o folclore exemplo: História, Artes, Ciencias, e de varias formas, atraves de desenhos para colorir, textos, recortes e colagem, debates em sala, tudo isso de forma lúdica, onde a criança tem muito mais prazer de aprender.

Thaís Monteiro n° 28 .. Turma: 2002 CN

Anônimo disse...

Pra crianças o folclore serve para mostrar a importância as culturas em brincadeiras,danças,musicas,historias e etc.sendo assim as manterias na qual o folclore pode ser utilizado é: a literatura,artes,estudos sociais,linguagem,educação física, historias e ciências,etc.
nome:josimar nº12 turma:2002cn

Jéssica de Souza Cunha disse...

Jessica de Souza nº32 turma 2001-CN

O "Folclore" faz parte da cultura do nosso país e tem sim que fazer parte da educação escolar, pois, devemos ter curiosidade,vontade e dinamismo pelo assunto tratado. As matérias em que se encontra o Folclore são: literatura,artes,estudos sociais,linguagem e etc.

maday disse...

Maday Cardoso Turma;2001, nº 20 CN
O folclore é importante na escola pois ele traz a cultura do país de forma interessante, usando brinquedos músicas e variados. Também é importante por ser uma forma lúdica de aplicar os conteúdos fazendo com que os alunos APREENDAM as informações ali contidas, o Folclore é muito importante também para a diversão das crianças e ele é uma forma de Ensino bastante alternativa.
Podemos aplicar Literatura, Artes, Dança, Português, Geografia, História, Educação Física, entre outros.

Marie disse...

O folclore na escola além de transmitir uma noção básica ou avançada de valorização da cultura nacional para o aluno(obviamente de didáticas diferenciadas de acordo com a idade), ele, traz ajuda no desenvolvimento de varias matérias, como por exemplo:literatura,artes,estudos sociais, português, entre outras. O aluno aprende a gostar, e se interessa pela cultura brasileira de uma forma lúdica. Este assunto, por ter historias diferenciadas, e contos do nosso povo, ajuda a estimular a criatividade, o senso critico, e a imaginação das crianças, incentivando assim, a aprendizagem em geral.


Aluna: MARIE ALMEIDA MAEDA numero:21
Turma: 2001 cn

Ana Carolina N°: 02 T:2001 CN disse...

O Folclore é de grande importância na escola e na vida do aluno, pois de uma forma divertida e diferente, como: músicas, danças e brincadeiras ensina a nossa cultura. Também aprendemos sobre Folclore em: Literatura, Educação Artística, Estudos Sociais e etc.

Anônimo disse...

Bem criativo o inglês William.Observei e aprendí que outras matérias e as artes estão ligadas ao folclore.Que interessante! Serve como meio de informação e conhecimento.È importante que o aluno passa a conhecer a cultura de seu país.Não é só meramente um conhecimento parcial,mas passamos a conhecer profundamente e entender o valor especial e é diversificada em cada lugar histórico, e com isto as pessoas a fazer parte desta cultura.Aprende-se folclore deste a tenra idade, através dos brinquedos e as cantigas e danças, é todo um preparo para cada etapa.Ao pesquisar e vivenciar esses estudos e através de livros adquirirão o gosto pela atividade exercida.O folclore na escola será bem aproveitado sendo selecionado, será de grande valor para aprendizagem do aluno.Pode ser usado na Língua Portuquêsa,Estudos Sociais,Ciências-Naturais,Educação Artística,Educação Física,Música e Arte.Com esse conhecimento profundo o aluno vai despertar mais interesse em estudar e saber sobre o seu país de forma criativa.Raquel Nº23 T:2002CN

Unknown disse...

o folclore na escola é muito importante para os alunos(tanto no ensino fundamental,quanto no ensino médio)e principalmente para as crianças adquirirem mais conhecimentos sobre cultura.aprender um pouco de cultura é sempre bom,através de teatros as criança prestam mas atenção e assim tendo bons rendimentos nas aulas;danças e músicas também são bem legais.o folclore também pode ser mostrado em várias matérias tais como:literatura,estudos socias,educação artísticas e etc.
Priscila N.31 T:2002cn

Anônimo disse...

Nea

O Folclore passa aos alunos a cultura de seu pais e de seu povo, e de maneiras dinâmica e divertida.Mas também a cultura do folclore pode ser mostrada em brinquedo,dança,música etc...
AsMaterias no qual o folclore pode ser mostrado é:literatura,artes,estudos sociais.


Lucinea N° 34 Turma 2001

marcia disse...

Márcia Cristina
O folclore na escola é importante pois ajuda no desenvolvimento e aprendizaso das etnias culturais de cada região marcando sua cultura e indentidade.

Márcia Cristina CN 2001 nº37

maria goretti disse...

o folclore na escola e muito criativos poque da a oportunidade da crianças mostraerm seus taleitos; e cocerva suas culturas. pode treabahlar a traves de historias; ciencias e outras atividades; em que a cultura do folclore pede alem de isentivar as crianças a importacia da cultura brasileira.

maria goretti disse...

o folclore na escola e muito criativos poque da a oportunidade da crianças mostraerm seus taleitos; e cocerva suas culturas. pode treabahlar a traves de historias; ciencias e outras atividades; em que a cultura do folclore pede alem de isentivar as crianças a importacia da cultura brasileira.

numero 14 turma 2002

Anônimo disse...

Trabalhar com o folclore na escola faz com que os alunos conheçam mais a fundo a cultura do propria lugar onde habitam e de outros locais promovendo tambem um certo divertimento ,quando abrangido em algumas matérias de forma ludica e descontraida.
Nome:Marielen nº22 turma:2001cn

Geisy Luana disse...

O folclore é uma ótima fonte de cultura para as crianças.E nas escolas ele é muito usado,em forma de festas com danças e comidas tipicas,brinquedos,trabalhinhos sobre o assunto,histórias,entre outas coisas.Para concluir,o folclore é muito importante nas escolas,pois com ele, a criança aprende de forma divertida os vários tipos de culturas existentes.


Aluna : Geisy luana Cardoso Nº: 07Turma: 2002 C.N.

Anônimo disse...

Jéssica Barbosa Nº:16 turma:2001CN

O folclore na escola é muito importante,pois assim os alunos vão aprendendo a cultura do lugar onde mora ou de outras regiões.Os professores podem trabalha com o folclore na escola pois existem muitas lengas,músicas e outras coisas, também podem trabalhar com fantoches,teatros para se contar as lendas.

As matérias que podem utilizar são:literatura,estudos sociais,artes.

Raiana Duarte-n.22-cn2002 disse...

O folclore na escola tem como objetivo integar o aluno com a cultura no nosso país.Desenvolvendo habilidadaes,conhecimento e o interesse.Além de tudo interagir com os amigos nos trbalhos.

Beatriz Wendling-n.02,CN2002 disse...

O folclore tem por dever passar para os alunos a sua magia.No ensino fundamental ele trata das danças,das histórias,lendas...
No ensino médio ele ja vai mais a finco nas suas raízes,mostrando sua total importância em nossa cultura.

Paula Oliveira-n.21,CN2002 disse...

O folclore ensina a criança sobre a cultura do nosso país além das danças,história e lendas ele nos dá a possibilidade de interagir com o nossos colegas.Ele está presente no ensino médio e no fundamental mostrando em si toda a sua magia.

Sandra M. Silva 2002CN disse...

O folclore é muito importante para a escola pois faz parte da nossa cultura.As materias de História,Geografia e Português podem falar de folclore na escola.Para as crianças também é importante, pois passa conhecimentos, como a dança,muisica.etc...

Anônimo disse...

No ensino fundamental ele trata das danças,histórias,lendas...
O folclore é muito importante nas escolas,pois com ele, a criança aprende de forma divertida os vários tipos de culturas existentes.
O folclore além de mostrar para as crianças a importancia da cultura,ela passa conhecimentos não so da sua como de muitas outras.
Com esse conhecimento profundo o aluno vai despertar mais interesse em estudar e saber cada vez mais.

Pode ser usado na Literatura,Ciências,Educação Artística,Educação Física,Música.


Roseana n:24
turma:2002 C.N.

Anônimo disse...

o folclore passa a importancia de uma cultura muito rica em conhecimentos.Temos passar para eles de forma simplificada,como :brincadeiras,danças,jogos,etc.O Folclore pode ser usado em qual materia.
nome:DOLORES n:04 turma:2002

Unknown disse...

O valor do folclore na pré escola, é fazer com que os estudantes tomen conhecimento das manifestações cultirais regionais de um grupo
nome:Maria de Fatima Braga de Abreu
Nº:32
Turma:2002

Anônimo disse...

folclore na escola é muito importante principalmente para as crianças adquirirem mais conhecimentos culturais;assim aprendendo de forma ludica e dinamica,o folclore também pode ser aplicado em várias matérias:artes,literatura,estudo sociais e etc....
bárbara n:01 t:2002cn

Anônimo disse...

ensinar,falar sobre a importancia do folclore para as crianças, é um enrriquecimento em sua aprendizagem.o aluno passa á saber um pouco mais sobre a cultura ,enfim sobre o meio em que vive.o folclore pode ser aplicado nas seguintes matérias;literatura,estudo sociais e artes.
paula aparecida ines n:20 T:2002cn