domingo, 29 de maio de 2011











PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO:
REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


Maria Adelia Teixeira Baffi
Petrópolis, 2002.

Pedagoga - PUC-RJ.
Mestre em Educação - UFRJ
Doutoranda em Pedagogia Social - UNED
Profª Titular - FE/UCP


O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.
As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos. Assim sendo, o objetivo deste texto é procurar explicitar o significado básico de termos, tais como planejamento, plano, programa, projeto, plano estratégico plano operacional, e outros, visando a dar espaço para que o leitor possa estabelecer as relações entre eles, a partir de experiências pessoais e profissionais. Cabe ressaltar que, neste breve texto, não se pretende abordar todos os níveis de planejamento, mesmo porque, como aponta Gandin (2001, p. 83),


é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la.






PLANEJAMENTO É


1. Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).


2. Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63). Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.


3. Planejamento Educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).
Para Vasconcellos (1995, p. 53), "o planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", incorporando as políticas educacionais.


4. Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).


5. Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos (PADILHA, 2001, p. 33). Na opinião de Sant'Anna et al (1995, p. 19), esse nível de planejamento trata do "processo de tomada de decisões bem informadas que visem à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem".


6. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

7. Planejamento Político-Social tem como preocupação fundamental responder as questões "para quê", "para quem" e também com "o quê". A preocupação central é definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação, em médio prazo e/ou longo prazo. "Tem o plano e o programa como expressão maior" (GANDIN, 1994, p. 55).


8. No Planejamento Operacional, a preocupação é responder as perguntas "o quê", "como" e "com quê", tratando prioritariamente dos meios. Abarca cada aspecto isoladamente e enfatiza a técnica, os instrumentos, centralizando-se na eficiência e na busca da manutenção do funcionamento. Tem sua expressão nos programas e, mais especificamente, nos projetos, sendo sobretudo tarefa de administradores, onde a ênfase é o presente, momento de execução para solucionar problemas (idem.).


PLANO É


1. Plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se pode responder as questões indicadas acima.
O plano é a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.
Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).


2. Plano Nacional de Educação é "onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo" (MEEGOLLA; SANT'ANNA, 1993, p. 48).

3. Plano Escolar é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. "É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIBÂNEO, 1993, p. 225).


4. Plano de Curso é a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional, durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a "sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade".


5. Plano de Ensino "é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade". Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT'ANNA, 1993, p. 49).

27 comentários:

Anônimo disse...

todo planejamento faz parte da vida , assim estamos nos assegurando de que as coisas que queremos vao dar certo e assim não haverá improvisaçao e com isso uma menor chance de serviso mal feito e concretizado . Tendo assim um entendimento maior do porque se tem que ter um planejamento no trabalho de um professor para que nao haja perda de tempo e para que se tenha uma atuação decisa e concreta , sem erros e improvisação.



Angelica G. Oliveira nº 4 cn 2001

Hordilaine Gonçalves Eleotério disse...

Planejar faz parte da nossa vida inteira,pois para nós viajarmos precisamos fazer um planejamento,como iremos ,o que gastarmos,quanto ficará a passagem e etc. Na educação o planejamento já é totalmente diferente pois nós como futuros educadores precisamos planejar algo que iremos ensinar para uma criança e esse ensinamento a criança vai levar para o resto de sua vida,por isso não podemos fazer qualquer planejamento em relação ao nosso lazer e ao nosso trabalho.Concluindo o planejamento é essencial em todas as ocasiões de nossa vida.

Aluna:Hordilaine Gonçalves Eleotério
Turma:2001 CN N°12

Sara Lemes disse...

Eu não sabia que existia tantos tipos de planejamentos assim, mas como vemos, cada planejamento tem seu objetivo. Porém há profissionais que que não os seguem, como por exemplo, eu já fiquei estagiando em uma turma que a professora não fazia o planejamento e ela ficava perdida. Por isso, é super importante ter o planejamento.


Nome: Sara Lemes Nº 30 Turma: 2001 CN

Marlize Lane disse...

Todo o ser humano ja planjejou algo sem perceber porque no nosso dia-a-dia, estamos em situações que necessitam de planejamento.
Então o planejamento ele é muito importante porque ele te da um apoio, para o professor isso é bom porque ele planeja o que dará para os seus alunos, e com isso voce planejando sempre sobra tempo.

Aluna: Marlize Lane
nº:26
turma: 2001- CN

Anônimo disse...

Planejar é algo essencial , e como planejar é importante pensamos na responsabilidade que isso tem , pois quando pensamos em planejar ,pensamos em nos antecipar , em como vai ser , o que vamos fazer , e isso implica em fazermos para que nao haja serviso mal feito .


Amanda nº 1 cn 2001

Franciany Boaventura de Araújo disse...

Por tanto planejar não e uma tarefa fácil pois devemos pensar como iremos realizar o trabalho, para qual publico, como fazer...
Estas perguntas entre outras estão junto a nos todos os dias mas não percebemos, pois viver é um planejar constantemente.
Então planeje sempre e pense muito bem pois um planejamento mal realizado ocasional perca de tempo e pode prejudicar uma criança ou ate mesmo você.

Aluna: Franciany B de Araújo N°10 Turma: 2001 CN

Ysraiane disse...

com o planejamento evitamos a improvisação e o trabalho mal feito, pois no processo educativo é indispensavel o planejamento. O planejamento garante o bom funcionamento escolar, ele é para toda vida.

Aluna : Ysraiane A. Leite Pereira
n° : 37

Patrícia disse...

O ser humano tem a necessidade de mudar, de melhorar, isso desde a antiguidade. Como o Kaizen, que é uma metodologia japonesa que enfatiza a melhoria contínua na vida em geral(pessoal, familiar, social, trabalho, educação).
Mas essa melhoria tem que andar em parceria com o planejamento para evitar improvisar, tomar decisões antecipadamente e evitar surpresas que possam comprometer a organização no todo.


Patrícia Rodrigues Nº 38 2001 CN

Fabiana Galter disse...

Aluna: Fabiana Galter
Nº: 09
Turma: 2001 CN

Para se ter uma educação de qualidade é necessário se ter um bom planejamento das aulas por exemplo. Planejar é se preparar para melhor atender aos educandos e passar os counteúdos com o máximo de aproveitamento, ou até mesmo estar preparada para qualquer tipo de imprevisto durante as aulas. O planejamento é uma ferramenta que possibilita perceber o cenário, avaliar os caminhos, prever situações, estruturar passo a passo e reavaliar todo o processo a que o planejamento tem como objetivo. Sendo a base lógica da ação trata-se de um processo que organiza ações, antecipando os resultados e alguns objetivos pré-definidos.

Para a educação é importante que o planejamento seja cíclico e prático das determinações do plano de aula, o que garante continuidade na matéria, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, proporcionando assim dinamismo na aula, interatividade, num processo contínuo de ensino e aprendizado e ao final nas provas colher o resultado cujo este se não for positivo rever todo o processo alterando o que for necessário commo um PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ação).

Raquel disse...

Raquel da silva
nº: 29
Planejar faz parte da vida, independente de qualquer profissão é muito importante fazer um planejamento do que pretendemos fazer e como fazer.
um bom profesor precisa ter em mente a importância de planejar porque com isso será possível alcamçar seus objetivos, e através do planejamento é possível avaliar os alunos, evitar improvisação.
Planejar é fundamental para que podemos ter bons resultados.

Crislaine disse...

O planejamento é exencial para o professor,Por tanto planejar não e uma tarefa fácil pois devemos pensar como iremos realiza-lo no dia-a-dia isso evita a improvisação e o trabalho mal feito, pois no processo educativo é indispensável o planejamento,garantindo o bom funcionamento escolar.

Turma:2001cn
n°:07

Monica disse...

nesse texto é visto sobre o planejamento e suas ramificações, Também é possível conhecer sobre planos e seus diversos tipos.
Penso que planejamento seja uma forma de organização onde organizamos nossas ideias para que quando colocadas em prática ocorra de modo correto e sem perca de tempo é ai que o plano entra, seria uma especialização que se desenvolve sobre o planejamento deixando asim tudo mais claro e fácil de se seguir com o mínimo de chance de erro ou imprevistos.

Por Monica Dias Gino Nº 28 2001 cn

Lídia Damázia disse...

o planejamento está presente no dia-a-dia de todos, e é ele que nos proporciona segurança do que devemos fazer e com devemos, mesmo que isso seja ir a padaria, planejamos o que vamos comprar e como vamos comprar, é quase impossível viver sem planejarmos pois tudo é feito com planejamento mesmo que não seja um planejamento eficaz.

Lídia Damázia Nº22 2001cn

Isabela disse...

O planejamento está presente em todo lugar, é ele que faz com que consigamos nos encontrar no que vamos fazer, sem ele a perfeição é impossível.
Quando planejamos organizamos nossa vida e quando fazemos isso nos sentimos mais seguras de que estamos fazendo a coisa certa.

Isabela
número 15
turma: 2001 cn

Laís Aparecida disse...

A educação está com um grande vazio em relação ao planejamento pois se o plamejamento estivesse sendo usado de maneira correta a educação não estaria essa catastrofe que está hoje pois com a utilização correta desse artifício tão eficaz causaria um resultado consideravelmente bom e a maioria dos problemas encontrados na educação hoje nunca teriam existido e se por acaso viessem a existir rapidamente seriam resolvidos com eficácia e sucesso.

Aluna: Laís Aparecida
Nº: 18
Turma: 2001 cn

Ingrid Olimpyo disse...

O planejamento é uma dar cartas na manga de um bom profissional pois com ele é conseguido um serviso bem feito e uso adequado de tempo sem que haja desperdício. O planejamento é o que torna um trabalho medíucre em exelente, que faz das escolas com menos ascesso a materias redes de ensino exelentes e eficazes.

Aluna Ingrid Nº 14 Turma 2001 cn

Iara disse...

O que devemos entender é que para que haja ensino de qualidade é preciso do uso adequado do planejamento fazendo com que o professor se sinta seguro do que está fazendo, do que deve ser feito e principalmente como deve ser feito.

Iara nº13 2001cn

Mirelle disse...

Com esse texto concluo que o planejamento está presente em nossa vida e que para tudo o que fazemos Há um difirente planejamento mas todos eles com o mesmo objetivo, organizar os nossos objetivos, e o planejamento insere várias colunas que precisam ser utilizadas de maneira certa para que o planejamento faça ocorrer tudo bem e com sucesso.

Mirelle Nº 27 2001 cn

Brenda disse...

O planejamento está ao nosso redor mesmo que não percebamos, utilizamos o plano ocorre quando pensamos como deve ser feito algo, quando vamos fazer, com quem vamos fazer, etc.
Na educação não é diferente, o planejamento inseri tudo o que foi citado acima e mais um pouco.
Devemos tomar cuidado quando formos planejar uma aula pois o que vamos ensinar será utilizado para toda uma vida.
O planejamento é algo flexível que deve ser alterado de acordo ccom o ambiente onde for ser utilizado pois na área da educação ele deve ser muito bem observado pois ele pode mudar o curso de uma boa educação.

Brenda 2001 cn

Maria Caroline disse...

A ato de planejar é o responssável por tornar algo possível de acontecer com sucesso e uso adequado de tempo e material.
O planejamento é utilizado em toda nossa vida, é a el que devemos uma preocupação maior pois para a educação o seu uso é para decidir coisas imprecindíveis, por exemplo: o que vai ser ensinado e como será ensinado.
O planejamento é um itém que proporciona uma facilitação na vida de um professor pois é assim que ele se localiza e monta sua vida deacordo com o necessário.

Nome: Maria Caroline
Nº: 25
Turma: 2001 CN

Anônimo disse...

planejamento é algo muito importante na vida de um professor,pois evita improvisaçao perda de tempo e serviço mal feito. enfim planejamento é algo muito importante na vida de todo ser humano.

letícia gleice ribeiro
turma 2001cn 20hi

Anônimo disse...

Esse texto mostra a importância do planejamento no nosso cotidiano.Como o texto fala nós usamos o planejamento para várias coisas como na compra que fazemos no mercado temos que fazer um planejamento antes para que essa compra nao seja mal feita, como em uma sala de aula é importantissimo que o professor tenha um planejamento, pois assim ele evitara um serviço mal feito e consiguira uma aula mais produtiva.

Nome:Thamiris Diniz
Numero: 34
Turma:2001 CN

Anônimo disse...

Como o texto diz usamos o planejamento em nossa vida inteira. O planejamento em todos os aspectos é muito importante para as pessoas, pois assim ele irá evitar um serviço mal feito e conseguir um melhor aproveitamento naquilo que você planejou.

Nome: Wallace Santana
Turma: 2001 CN
Número:36

Anônimo disse...

planejamos todos os instantes. um exemplo é qundo precisamos sair para fazer compras, cetamente nos perguntaremos: o que realmente preciso? quanto dinheiro eu tenho?como vou trazer as compras? e coisas do tipo. niguém gosta de ser pego de supresa!penso então que por isso o planejamento na vida de um professor deve ser tão normal quanto andar, pois evitará emproviso e ajudará ao professor ter um dominio muio grande sobre os conteudos a serem trabalhados, facilitando e muito o seu ensino e até mesmo a aprendizagem do aluno.

Brenda R. Oliveira n°:06 Turma:2001CN

Ana Carla disse...

Penso que a maioria das pessoas sabem que para ser bem sucedido em algo é preciso o uso do planejamento e quem ainda não sabe irá aprender a utiliza-lo com o tempo.
O texto que li coloca isso bem amostra em todas suas linhas causando a quem lê um impacto bem forte para aquilo que já fazemos uso sem saber no dia-a-dia, o planejamento é algo precioso que para quem sabe coloca-lo em prática da maneira correta com certeza irá alcançar seu objetivo com louvor.

Ana Carla, Nº 2
Turma 2001 CN

Beatriz disse...

Beatriz Nº 05 2001CN

Planejar faz parte do dia-a-dia de todos, e na posição de educador o planejamento é indispensável. O uso do planejamento é o que tráz segurança para cada passo que damos, eu particulamente planejo a maioria das coisas que vou fazer para que nada me surpreende em cma da hora.
Na posição de professora vejo o planejar como algo que se torna mecânico com o passor do tempo mas não é por isso que seu valor diminui. Crei que se um professor deixar de planejar sua aula seja ela o dia que for a maioria de suas propostas não seram realizadas de forma satisfatória, nem para ele e muito menos para seu aluno.

C@uros@ disse...

Encerrado o prazo para comentários do segundo bimestre.

Resende, 08/08/2011


Prof. Carlos Rosa