segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Distúrbios na Escola



DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM, FALA E PSICOMOTOR
DISLEXIA - É uma síndrome caracterizada por um severo distúrbio de aprendizagem queatua diretamente na escrita e na leitura acompanhada, ocasionalmente de distúrbios psicomotores, intelectivos, emocionais, que levam a criança a um baixo rendimento escolar. Tais comprometimentos ocorrem por conta de uma disfunção cerebral mínima.
DISORTOGRAFIA - É um transtorno da escrita caracterizado pelo uso incorreto dos grafemas da língua e da manutenção da individualidade das palavras.
DISGRAFIA - É um distúrbio que se apresenta por dificuldades no controle de movimentos para a escrita. Classificamos disgrafia dentro de distúrbio psicomotor, por sercoordenação de um sistema de movimentos que determinam, comandam e dominam os atos motores, incluindo a escrita.
- algumas causas:
- distúrbios psicomotores;
- dominância manual contrariada;
- problemas emocionais;
- portadores de disfunção cerebral mínima;
- falhas de ordem pedagógica, caracterizadas pelo desconhecimento do movimento da letra;
- falhas na estruturação do esquema corporal.
DISLALIA – É um transtorno da articulação caracterizado por trocas, omissões, distorções, acréscimos e inversões de fonemas. Estas alterações têm caráter contínuo e sistematizado, produzindo-se todas as vezes em que o indivíduo pronuncia o fonema alterado.
DISFEMIA - é o termo pelo qual designamos as interrupções que se processam na fala. É causada pelas dificuldades do indivíduo em coordenar o pensamento com os meios para traduzi-lo.
DISASTRIA – É a alteração da fala devido a transtorno do tônus e do movimento dos músculos da formação, respiração, articulação ressonância , em conseqüência de lesões de zonas do sistema nervoso responsável pelo comando destes mecanismos.
( Fonte: Distúrbios Fonoaudiológicos no Pré-escolar, Carlos Mattos e Regina Barbalho Drummond).

21 comentários:

Daienefer e Nívea disse...

Cabe a nós professores buscar possibilidades e encontrar soluções para esses distúrbios.Para que esse trabalho se torne mais eficaz é preciso haver sintonia entre a escola e a família

Daienefer e Nívea
n°:08 e 36
Turma:3001-CN

Mariana e Evair;. disse...

Esses disturbios que ocorrem na escola, são mais comuns do que imaginamos.. e o melhor a fazer em relação a nós professores, é procurar conhecer e se aprofundar melhor sobre o assunto! Para que assim, possamos ajudar no desenvolvimento dessas crianças, levando em conta que se diagnosticado e bem trabalho na infancia, pode se haver uma melhora significante..

Mariana e Evair disse...

Mariana, nº 31
Evair, nº 13
Turma: 3001 - CN

Ps: comentário acima!

Anônimo disse...

É função do professor identificar os diferentes disturbios nos alunos, é claro que não é uma tarefa facil por isso que os professores tem que estar cada fez mais capacitados para atuar dentro de uma sala de aula.
E nós futuros professores não podemos pensar que isto esta longe de acontecer conosco, pois os distubios estão cada vez mais presentes e comuns nas escolas, nós não podemos apenas cruzar os braços e fingir que não tem nada acontecendo temos que buscar meios para que essas crianças se desenvolvam tao bem quanto as outras consideras "normais".

Aluna(o): Jéssica Nebott e Luã
Nº 20 e 26
Turma: 3001 CN

Rharin 43 e Dalila 09 disse...

Lhe dar com estes diturbios é bem mais difícil que parece. É preciso muita paciência, disposição e interesse em ajudar a criança. Assim buscar sempre a capacitação e solução pra cada um, não pense que há uma solução para todos, cada caso é um caso.
Nós professores, para sermos bons profissionais, temos que correr atraz, e apoiar nossos alunos.

Alvina e Raiana disse...

O papel dos professores é educar, independentemente dos tipos de alunos ou dos problemas que venham ter. Educar vai além. O aluno com "distúrbios" merece uma atenção maior, não ser considerado "diferente", e sim ter a capacidade de interagir com as demais pessoas.
O professor deve tratá-lo com naturalidade, motivando-o para que haja bons resultados. Mas antes de qualquer coia, os professores devem ser devidamente capacitados, pois somente assim saberão lidar com as situações desafiadoras do seu dia a dia nas escolas.


ALVINA Nº 01 E RAIANA Nº41
TURMA: 3001 CN

Anônimo disse...

O professor deve
->Estimular o aluno a enfrentar o problema.
->evitar que o aluno se sinta inferior.
->considerar o problema de maneira serena e objetiva.
->avaliar o desempenho do aluno pela qualidade de seu trabalho.


Danuza e Samira.
N°: 10 e 46.
Turma; 3001-CN

Anônimo disse...

confesso que nao conhecia sobre todos os disturbios,os citados so conhecia dislexia.E muito importante saber sobre o assunto,ja que trabalharei com crianças e deverei identificar esses disturbios e tambem auxiliando na familia sobre o assunto.

aluna Simone Duarte n 47 turma 3001

Anônimo disse...

Nos como futuras professoras devemos ficar atentas a esse assunto,pois podemos ter na nossa sala de aula alunos com esses disturbios que precisara de um acompanhamento especial para seu rendimento escolar. Para criança alcançar seus objetivos a familia devera da apoio a escola.

ALUNAS TALICE E PAULA APARECIDA
NUMERO 49 E 38
TURMA 3001 CURSO NORMAL

Raissa, Thamiris T: 3001 disse...

Os disturbios apresentados sao muito comuns hoje na escola, porem nao sao todos os professores que conseguem perceber essses disturbios. O professor tem que estar sempre estudando para poder auxiliar na formaçãodesses alunos. os disturbios que mais nos chamaram a atenção foram a Dislalia e a Disfemia.

Alunas: Raisssa Faria N: 42
Thamiris Andrade N: 51

Turma: 3001 C/N

Brunna e João Carlos disse...

Hoje, esses distúrbios vem ocorrendo com um avanço muito grande na escola. Na nossa opinião, nós professores, teremos de aprender, buscar e pesquisar bastante sobre o assunto, para uma ação melhor de nossos papéis como profissionais.

Brunna Alessandra nº: 05
João Carlos nº: 21
Turma: CN3001

Carolina e Karine disse...

Cabe ao professor saber indentificar os tipos de disturbio que o aluno possui e é tambem papel do professor procurar diversar formas de lidar com esses disturbios! Os disturbios são mais comuns nas escolas do que imaginamos mas nem todas as vezes sao tratados como nessecario e isso acaba prejudicando a criança! É muito importante que o professor mostre interesse sobre o assunto e procure entender melhor o tema para sabem como lhe dar com a crinça! Nós como o futuro devemos mostrar estrema importancia ao assunto e saber bastante sobre o tema!
Alunas: Carolina Machado n°06
Karine Silveira n° 23

Ana Paula e Carolini disse...

Baseados na observação os educadores irão vizualizar os disturbios ocorridos,e para que saiba como trabalhar e tratar é necessário que haja mais estudos sobre o tema. Para resolver esse caso é necessário que o educador tenha paciência e flexibilidade, para passar segurança a familia fazendo assim uma integração familia x escola, para melhor desempenho da criança.

Ana Paula e Carolini
n° 03 e 07
Turma: 3001 CN

Ana Paula e Carolini disse...

Baseados na observação os educadores irão vizualizar os disturbios ocorridos, e para que saiba como trabalhar e tratar é necessário que haja mais estudos sobre o tema. Para resolver esse caso é necessário que o educador tenha paciência e flexibilidade, para passar segurança a familia fazendo assim uma integração familia x escola, para melhor desempenho da criança.

Ana Paula e Carolini
n° 03 e 07
Turma: 3001 CN

Anônimo disse...

Alunas: Lauane nº24
Eliandra nº: 11
Turma: 3001- CN


Pensamos que tais disturbios ocorrem com muita frequência na instituição escolar, porém não sabemos a nomenclatura que são dadas a eles, apenas percebemos a partir de uma avaliação diagnóstica que o educando possui algumas dificuldades nos processo de aprendizagem.
Cabe à escola desempenhar o papel de mediador junto de toda sua equipe para orientar e dar estrutura ao docente, oferecendo os recursos necessários para que se possa trabalhar o educando em sua totalidade dentro de suas possibilidades.Assim pode haver uma melhora significativa nos resultado da atividade docente.

Maksuene disse...

Os Distúrbios Escolares são mais comuns do que imaginamos, e hoje em dia, com a ausência dos pais por motivo de trabalho, nós professores somos os maiores observadores das crianças. Por isso devemos estar atentos a qualquer dificuldade escolar, procurar se informar mais e mais sobre os distúrbios e auxiliá-las no seu desenvolvimento e progresso.

Maksuene n° 28
Turma: 3001 CN

Rosilene e Ingrid disse...

Rosilene e Ingrid nº44,17
3001 cn

Realmente é um tema que nós coloca para refletir sobre a ação do profesor,neste caso que é frequente em sala de aula.Como futuros profissionais de educação devemos nos atualizar e se especializar...Para uma ação eficaz e acima de tudo solucionar os conflitos que possam ocorre em um ato inpensado.

Anônimo disse...

nós professores lidamos com vários desses distúrbios na escola.o problema é saber como lidar com eles.por isso temos que ficar atentos aos alunos e em casa de algum apresentar,contar com a ajuda dos pais.
Maria Eduarda e Paula Oliveira
nº:30,39
turma:3001 cn

Ana Carolina e Luana disse...

Após diagnosticados os distúrbios, o professor deve procurar conhecê-los melhor, pesquisando; para então saber como auxiliar o aluno, tendo em vista seu desenvolvimento. A motivação e a estimulação por parte do professor são fundamentais para que o aluno consiga interagir de maneira natural junto aos demais colegas.

Ana Carolina - 02
Luana - 27
3001 - Curso Normal

Marcelia disse...

Gabriela nº 16 e Marcelia nº 29
Turma: 3001-CN
É de real importância para nós professores estarmos atentos aos distúrbios de linguagem, fala e psicomotor de nossos alunos. Pois de tivermos conhecimento dessas patologias, vamos estar mais preparados para ajuda-los. A dislexia, por um exemplo. É um distúrbio que afeta muito o aprendizado das crianças, pois diminui o rendimento escolar delas. A dislalia também, pelo fato de atrapalhar na fala.
Realmente é de grande importância para todos que nos preocupamos com uma boa educação!

C@uros@ disse...

Comentários encerrados para o terceiro bimestre.

obrigado

c@urosa