segunda-feira, 3 de setembro de 2012



PSICOMOTRICIDADE

A PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA

"A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo."

9 comentários:

Thais e Nariell disse...

Alunas: Nariell e Thais
turma: cn 2001
nº:24 / 28

A psicomotricidade tem um papel super importante na formação corporal e cognitiva da criança, e nao podemos nos esquecer de praticar atividades que sejam significativas na vida de cada indivíduo..

CARLOS disse...

Compreendemos que a criança desenvolve habilidades psicomotoras a partir de atividades que são realizadas dentro ou fora da sala de aula,ou melhor,no ambiente educacional.
Tamanho a importancia das atividades que são realizadas na educação infantil,pois essa etapa contribui significativamente para a inteira construção de personalidade do educando,portanto cabe a nós educadores elaborarmos planos de aulas que venha de encontro com a realidade da criança,pois o texto também nos diz que o meio onde a criança está inserida,interfere muito no processo ensino aprendizagem.
Todos os objetivos das atividades precisam voltar-se para o afetivo,motor e psicológico e similares.

Ana Carolina/Carlos Henrique/Ionaira/Kissa - Números:31,06,11 e 17
Turma:CN2001

Caroline disse...

Caroline 7/ Natalia Aparecida 25/ Thatiane 29. 2001 CN


É muito interessante saber que nas escolas a Psicomotricidade é muito satisfatória e ajuda no desenvolvimento da criança, porque aprendendo brincando é o que chama a atenção da crinça, porque para ela o modo Tradicional é mais intediante e a criança não fica motivada a ponto de realizar e ter uma desenvoltura melhor nas outras demais disciplinas.

Foi muito legal e interessante ler esse texto pois nos transmitiu informações muito importantes para serem utilizados na nossa futura profissão.
4/ 09/ 2012

Maiara disse...

Percebemos que a psicomotricidade da criança e muito importante pois com ela, as crianças expressam suas estruturas corporais e sentimentos. A Psicomotricidade permite a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.

Alunas:Julia Nº15, Marcela Nº21, Maiara Nº20
Turma:CN 2001

Bianca disse...

Bianca Araújo, Ketlyn Lorraine e Samantha 2001CN nº 05,16,32

A psicomotricidade, é muito importante no desenvolvimento cognitivo e corporal da criança. E atividades significativas são essenciais na vida de cada um.

Elizangela Darly disse...

A psicomotricidade é importante para que a criança possa desenvolver o lado corporal, cognitivo, afetivo e motor. E tambem a compreençao da forma que a criança ver o seu corpo e de como ela pode se expressar atravez do mesmo.

Elizangela Darly 10
Thayline Bitencourt 30
2001 curso normal

Jéssica disse...

Jéssica nº 13
Mariana nº23
turma: cn 2001

A psicomotricidade como foi dito é importante para o pleno desenvolvimento da criança. Deve ser trabalhado desde o inicio e permanecer sempre melhorando a criança, não so na instituição de ensino como em todos os momentos de sua vida.

Dhalila disse...

A psicomotricidade é muito importante na vida do aluno,ajuda eles a desenvolverem varias habilidades como na formaçao corporal,cognitiva e etc.
E a psicomotricidade´pode e é feita dentro e sala de aula.


Aluna: Dhalila CN 2001

Lauracy e João Pedro disse...

JOAO pedro 14 lauracy trindade 18
TURMA CN 2001

A psicomotricidade é muito importante na vida do indivíduo, pois ele expressa suas habilidades corporais e seus sentimentos, e a psicomotricidade tem um papel super importante na educação infantil, pois contribui para a educação do educando e é inevitável que o educador coloque isso em prática em sala de aula.