segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A RECREAÇÃO



A recreação e seus objetivos no âmbito escolar


"A educação é de suma importância nos primeiros anos de escolaridade. É neste período que a criança forma hábitos, atitudes, valores e esquemas de raciocínio que vão traçar as linhas de sua personalidade. Suas formas de defesa, de adaptação, ajustamento, linguagem e reação frente às dificuldades que se estabelecem é que se fixam padrões de comportamento próprios a cada indivíduo.
  À escola cabe, como instituição responsável pela educação formal, cumprir a função social de possibilitar ao aluno o exercício das relações humanas que não estão ao alcance, pois é no exercício dessas relações que a aprendizagem se realiza.
  Tudo o que for trabalhado com a criança deverá ser realizado de maneira clara e prática, onde o aluno conseguirá assimilar os conhecimentos repassados a ele com objetividade. Pois, para as crianças, ao ingressarem na escola, o conhecimento é um conceito abstrato, então este deve ser construído pelo próprio indivíduo, através do crescimento, construção e acomodação de seus esquemas de raciocínio, resultantes de experiências de sua mente, quando em tentativa de resolver desafios.
No que diz a respeito em relação à recreação no âmbito escolar, Waichman (1997) afirma: “A recreação manifesta-se em instituições, num modelo organizativo [...] que implicam a formulação de objetivos educativos e uma determinada continuidade temporal, tem como critério fundamental de trabalho a busca do desenvolvimento da participação efetiva, consciente e comprometida, mediante organizações autogestoras (autocondicionamento). A recreação utiliza-se do “tempo liberado de” e conduz a geração do “tempo livre para”, pretendendo conceber aprendizagens para não apenas consumir o tempo livre, mas fazer uso positivo e criativo desse tempo.( Waichman,1997, p. 130/131)"

(Prof. Esp. Érica Monteiro)

15 comentários:

C@rlinhos F@scinante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C@rlinhos F@scinante disse...

Recreação

Compreendo que recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas,com isso acabam se descontraindo junto a elas.
A recreação pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças,a mesma transfere-se para o cotidiano e aproxima-se de uma vida permeada de informações.
Vale lembrar que antes de recrear é preciso elaborar,objetivar,pois feito isso,perscrutaremos de pertinho se o nosso aluno alcançou os objetivos propostos após a aplicação das atividades recreativas.

Postado por Carlos Henrique - Nº 08
Turma:1001 CN

Jéssica C. 1002 CN disse...

A recreação é muito importante na vida da criança, mas vale lembrar que ela só é valida se for com objetivos pois de nada serve colocar os alunos para pintar só por pintar, temos que saber, que essa é a fase onde tudo começa e se começar errado dificilmente se conserta depois.

wallace disse...

Na nossa opinião a recreação é uma forma prazerosa que o aluno tem em aprender, ela estimula o aluno a aprendizagem e se esforçar para alcançar seus objetivos. Atraves de atividades recreativas o aluno desenvolve habilidades positivas para sua vida escolar e secular.

Natália 22,Amanda Florenzano 3, Wallace 31
turma cn 1011

Ketlyn Lorraine disse...

Recreação tem que ser praticada de maneira clara e objetiva, pois sem um objetivo não valerá nada para a criança.

Ketlyn Lorraine, nº14
Samantha Corrêa, nº25
Turma: CN-1001

Larissa,Bianca. Amanda e Karine disse...

A Recreaçao ultiliza tempo e a criatividade das crianças,e é nos primeiros anos de escolaridades que as crianças formam habitos e atitudes.
A escola é responsável pela educação formal das crianças,e toda a atividade que é realizada com as crianças devem ser de maneira clara e prática.


NOMES: Larissa n°15, Bianca n°07,Amanda.T n°04,Karine n°13 Turma: Cn 1001

Anônimo disse...

a criança tem o direito de ser livre para praticar suas necessidades.A educacao no Brasil hoje estar muito defazada nao oferece para criança uma estrutura educacional importante para dar base futuramente por isso nós educadores temos que nos unir e colocar essa 'politicagem'que o brasil mostra ter de lado e impor a educaçao ensinar com o coração ser um profissional autamente capacitado.
nomes: sarah 26,taiane 28,thacisio 30,Rayara 23,Márcia 17 turma 1001cn

Ingrid e Mariana disse...

A Recreação é muito importante para a aprendizagem do aluno pois com a atividade descontraídas eles podem ter uma inclusão na sociedade e desenvolve atividades psicomotoras isso vai ajudar a criança a ter uma vida cheia de imformações e tals ..

Ingrid Schumacher - n° 11
Mariana Otaviano - n° 19
Turma : 1001 CN

Julia e Jaynah disse...

A recreação é importante para a criança nos seus primeiros anos de escolaridade, é importante também que a criança sinta prazer em realizar suas atividades e e o professor deve procurar explorar a motivação da criança...
Postado por:Julia Ferreira n°13
Jaynah Barros n°11
Turma: cn 1002

Letícia, Marcela disse...

Em nossa opnião a recreação é muito importante na vida das crianças pois com isso, as mesmas começam a criar seus próprios hábitos, valores e suas próprias atitudes. Participam de atividades e se socializam uns com os outros. Isso é muito importante para a vida de cada indivíduo.
Letícia Almeida n° 17
Marcela Cláudio n° 21
Turma: 1002 CN

Dhalila n°08 Ana Leticia n°01 disse...

Na nossa opiniao,a recreaçao é muito importante para o desenvolvimento da criança,pois é brincando é pintando que as crianças aprendem,mas vale lembrar que nao pode ser apenas brincadeiras e sim brincadeiras objetivas,cabe aos professores terem criatividades.




Alunas:Dhalila n°08,Ana Leticia n°01
turma:1002 cn

Thayline e Lauracy disse...

Na nossa opinião a recreação é importante, pois com ela a criança aprende de maneira prazerosa. Mas a reação de ser feita com objetivos claros e bem elaborados, para que a aprendizagem seja valida.

Turma: 1002 CN
Alunas: Thayline nº30.
Lauracy nº15.

Kissa e Natália Aparecida disse...

A recreação na escola deve ser planejada com objetivos a serem alcançados, visando sempre os limites e a individualidade de cada criança. Também é muito importante utilizar desse recurso para que os alunos criem relações entre si e desenvolvam o espírito coletivo que existe em cada um de nós. Além de ser bem mais agradável do que a aula comum, o professor deve aproveitar que os alunos vão estar mais participativos e criar formas novas e atrativas de ensinar.
Alunas: Kissa nº14. Natália Aparecida nº23.
Turma:1002cn

Caroline e Ionaira disse...

Entendemos que a recreação é um exeplo de uma folha branca ,onde o professor preenche essa folha com a aprendizem e atividades motoras .mais os professores tem que ter uma maneira ou objetivos faceis de ensinar para que a criança consiga aprender com facilidade e desenvolver suas habilidades.

Caroline E Ionaira
nº:03 e 10
Turma :1002-CN

TOM disse...

Ao nosso ver compreemdemos que a recração é muito importante porque ensina e nos da valores muitos significativos para o conhecimento de atividades motoras.
As habilidades motoras são essenciais para a educação motora e psicológica, é muito importante que isso seja ensinado e aprendido desde os primeiros anos.


ALUNOS:Ariane02,Thatiane29;wellintom31
TURMA:1002CN